Representantes da Fiems estreitam relações com a Fiec e conhecem estratégias de atuação junto à indústria do Ceará
O chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, e o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, estiveram em visita à Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), em Fortaleza, entre os dias 3 e 5 de maio. O objetivo da viagem foi conhecer o modelo de gestão e as estratégias de atuação do Sistema Fiec. A comitiva foi recebida pelo presidente da entidade cearense, Ricardo Cavalcante.
Na terça-feira (03/05), as atividades tiveram início com uma visita às instalações do IEL do Ceará. Em seguida, os representantes da Fiems estiveram no Observatório da Indústria e no Núcleo de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) da Fiec.
O Observatório da Indústria da Fiec produz diversos relatórios de inteligência corporativa com o propósito de gerar informações estratégicas para subsidiar a tomada de decisões do empresariado, de forma a subsidiar o desenvolvimento econômico cearense, nordestino e brasileiro. Já o núcleo de ESG segue uma tendência mundial das empresas de se adequarem a um padrão sustentável, além de adotarem boas práticas nas áreas ambientais, sociais e de governança, dando visibilidade às ações das indústrias cearenses.
Segundo Del Casale, a implantação do Observatório da Indústria e de ações em ESG em Mato Grosso do Sul faz parte das metas do presidente da Fiems, Sérgio Longen, para apoiar atuais e futuros empresários na atração de investimentos privados ao Estado.
Já na quarta-feira (04/05), a visita foi ao Sesi e ao Senai em Maracanaú, passando pelo Instituto Senai de Tecnologia, pela unidade do Sesi e pela Unidade Escolar do Senai. Na sequência, os gestores conheceram as unidades do Sesi e do Senai na Barra do Ceará, em Fortaleza.
Encerrando a programação na quinta-feira, (05/05), a comitiva da Fiems conheceu o trabalho realizado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), e participou de uma reunião que contou com apresentação sobre o Hidrogênio Verde e o potencial cearense, bem como conheceram o Atlas Eólico e Solar do Nordeste.
A visita às unidades que formam a Fiec é importante para a manutenção das relações interestaduais do Sistema Indústria.
“O sistema indústria do Brasil precisa disso, fazer uma interlocução entre as federações pra que a gente possa desenvolver a indústria do País. Cada um com sua peculiaridade, com seu regionalismo, mas precisamos estar integrados. Esse intercâmbio é fundamental, e a gente vem aqui para comprovar que a Fiec é uma Federação, e o Ceará é um estado que estão na vanguarda de muitos assuntos, com alto investimento tecnológico, com alto desenvolvimento. E ter acesso e contato com isso, para nós, é engrandecedor”, afirmou Robson Del Casale.
“Além da energia e do brilho nos olhos das pessoas, o empenho e a motivação da equipe em desenvolver esses projetos, a habilidade de conseguir se comunicar com a indústria, com os sindicatos e com os colaboradores do Sistema, acho que tudo isso é um grande diferencial. A gente pode ter resultados maravilhosos, mas se na ótica do empresário ele não estiver feliz com o serviço, então não é um resultado positivo. Por isso, a Fiec está de parabéns”, destacou Rodolpho Caesar Mangialardo.
Assessoria
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms