Prefeitura de Maracaju reforça ações do “Programa Rastrear” para monitorar pacientes infectados com COVID-19

Com o crescimento expressivo de casos de COVID-19, bem como aumento de procura por exames, testes rápidos e outras ações ligadas a doença a Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde reforça as ações ligadas ao Programa Rastrear MS, programa este que o município adotou desde o início da pandemia e segue monitorando pacientes até a atualidade, bem como disponibiliza a Unidade Básica de Saúde para atender exclusivamente pacientes COVID-19 e síndrome gripal até 21 de Janeiro.

O Programa Rastrear faz o monitoramento diário de pacientes que testaram positivo para a doença. O objetivo da ação é quebrar a cadeia do vírus e diminuir a taxa de contágio de Covid-19 no município. Todos os pacientes com COVID-19, assim como todas as pessoas com que esse paciente teve contato, são monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Esse rastreamento é feito diariamente por telefone, para saber como estas pessoas estão, se estão respeitando o isolamento domiciliar, se os seus contatos estão apresentando sintomas, dentre outras coisas.

Isso é uma mecânica importante, afinal conseguimos monitorar cada paciente, através do contato telefônico por parte da equipe de Agentes de Saúde e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, onde são abordadas indagações diárias de como a pessoa está se sentindo, inclusive para fiscalizar o seu isolamento e também saber se a doença pode se agravar ou não. Maracaju adotou o Programa Rastrear desde o início da pandemia e agora reforça as ações, diante do crescimento de casos dos últimos dias.” Explicou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

De forma especial a Central da Covid está em pleno funcionamento e também no período de 10 a 21/01/2022 o ESF Balbino Corrêa de Lima localizado na Vila Margarida estará atendendo apenas casos de síndromes gripais e COVID-19.

Para os pacientes costumeiros desta unidade, devem se dirigir obrigatoriamente para a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

%d blogueiros gostam disto: