Corpo de Bombeiros alerta para cuidados com crianças após atropelamento em Maracaju
O Corpo de Bombeiros Militar, por meio do 3º SGBM/2º GBM de Maracaju, atendeu 10 ocorrências entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro de 2026, com destaque para um atropelamento envolvendo uma criança de 9 anos, registrado na região central da cidade.
Atropelamento reforça atenção com crianças no trânsito
Na quarta-feira (30), por volta das 17h45, a guarnição foi acionada para um atropelamento ocorrido na Rua Franklin Ferreira Ribeiro, próximo à Tapeçaria Lobo, no Centro de Maracaju. O atendimento envolveu uma criança de 9 anos e uma mulher de 43 anos.
Conforme informação complementar sobre o atendimento, a criança não teria observado adequadamente a via antes de realizar a travessia, circunstância que reforça a necessidade de orientação constante sobre segurança no trânsito.
Por ainda estarem desenvolvendo sua percepção de risco e atenção ao ambiente, as crianças precisam de supervisão próxima dos pais ou responsáveis, especialmente durante travessias de ruas, entradas e saídas de escolas e deslocamentos em locais de maior movimento.
O Corpo de Bombeiros orienta que os responsáveis acompanhem as crianças sempre que possível, ensinem a parar antes da travessia, observar atentamente os dois sentidos da via e atravessar em local seguro. Mesmo quando a criança já possui certa autonomia, é importante que os adultos continuem atentos e reforcem essas orientações.
A prevenção também depende dos motoristas. Ao perceber crianças próximas à pista, o condutor deve reduzir a velocidade e aumentar a atenção, considerando que movimentos inesperados podem ocorrer.
Demais atendimentos
Entre as outras ocorrências do período, os bombeiros atenderam uma colisão no Centro, envolvendo um idoso de 71 anos e um homem de 43 anos; uma agressão com arma branca na Vila Juquita; uma queda de local elevado na BR-267, envolvendo uma mulher de 66 anos; além de casos de mal súbito, transporte especializado e apoio à comunidade.
Também foram registrados dois atendimentos na Escola José Pereira da Rosa, na Vila Juquita: uma ocorrência classificada como agressão e, no dia seguinte, um acidente relacionado à prática desportiva/atividade educacional.
Ao todo, o 3º SGBM/2º GBM registrou 10 ocorrências no período. O Corpo de Bombeiros reforça que a segurança das crianças no trânsito é uma responsabilidade compartilhada entre responsáveis, condutores e toda a comunidade. Orientação, acompanhamento e atenção podem contribuir diretamente para a prevenção de acidentes.
Em situações de emergência, acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.
