O aumento de casos de meningite em todo o Brasil fez mais uma vítima. Neste sábado (3), uma menina de 10 anos morreu vítima da doença em Rondonópolis, no Mato Grosso. Em Campo Grande, a morte de uma criança de 7 anos, na semana passada, está sendo investigada.
A vítima de Rondonópolis estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa da cidade. Ela estava internada desde o dia 30 de maio.
Ao todo, o estado de Mato Grosso investiga outros quatro casos de crianças com suspeita da doença.
Diminuição na adesão à vacina ACWY, que protege contra a meningite, é um dos motivos do aumento de casos da doença em todo o Brasil.
Mato Grosso do Sul teve morte por meningite em 2019
O último caso de morte de meningite em Mato Grosso do Sul foi registrado em 2019, confirmado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), sendo a primeira no Estado. A vítima, um homem que não teve idade divulgada, morreu em Campo Grande.
Na época, dos 10 tipos de meningite, 5 foram detectados em MS, segundo o boletim da secretaria. Foi um caso de Meningite Meningocócica, dois casos de Meningite por outras bactérias, cinco diagnósticos por Meningite não especificada, dois casos de Meningite viral e um caso de Meningite tuberculosa.
Este último vitimou o morador de Campo Grande.
Midiamax