MS registra 30 mortes de dengue e 135 de Covid em 2024
Os boletins epidemiológicos da SES (Secretaria Estadual de Saúde) revelaram que, em Mato Grosso do Sul, os casos de morte de Covid-19 superaram as mortes de dengue ao longo de 2024. Por outro lado, mais pessoas contraíram dengue.
Conforme o boletim, os casos de dengue confirmados foram de 16.012, sendo 30 mortes. Já entre os caos de Covid-19 foram 11.998 confirmados e 135 mortes.
Previsão para 2025
O Ministério da Saúde prevê um aumento nos casos de dengue em Mato Grosso do Sul e outros cinco estados devido à continuidade do fenômeno climático El Niño e à circulação do sorotipo 3 do vírus da dengue, que intensifica a gravidade da doença.
Durante o lançamento do COE (Centro de Operações de Emergência), a ministra Nísia Trindade destacou que o combate à dengue será uma prioridade para os próximos meses, considerando os fatores climáticos e epidemiológicos que favorecem o avanço da doença.
O El Niño provoca chuvas irregulares, que aumentam a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Já o sorotipo 3, que voltou a circular após anos, eleva o risco de infecção grave para pessoas que já contraíram outros tipos do vírus, ampliando os desafios para a saúde pública.
Dourados Agora
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms