Fechado há mais de 3 anos e ainda sem voos comerciais, aeroporto de Dourados passa por inspeção

Após essa etapa, a Infraero iniciará gestões administrativas para retomar a operação do aeroporto, fechado desde maio de 2021 para reforma e ampliação da pista.

Na semana passada, o Governo Federal anunciou a construção do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Dourados. A SAC (Secretaria de Aviação Civil) aprovou os projetos do novo terminal de passageiros e de cargas.

Já foram investidos R$ 96.761.674,46 em obras de ampliação e revitalização da pista de pouso e decolagem, novo pátio de aeronaves e taxiway.

Toda vez que uma aeronave decola ou pousa, há uma série de procedimentos que precisam ser seguidos, a depender do tipo de avião, das condições da pista, do entorno do aeroporto, da meteorologia, entre outros aspectos.

Para dar suporte ao piloto nesse tipo de manobra, diversos equipamentos estão instalados nos aeroportos, que enviam informações à aeronave, indicando o caminho que deve ser seguido.

São os chamados auxílios à navegação aérea que balizam os pilotos em condições normais, mas, especialmente, quando a meteorologia está desfavorável.

Procedimentos de voos

O GEIV é a unidade, subordinada ao DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), responsável por aferir a eficácia dos auxílios à navegação aérea e de procedimentos de voo de alta precisão de modo a garantir uma operação segura a todas as aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases do voo.

Neste ano, o GEIV já realizou mais de 1.100 horas de voo e inspecionou mais de 1.200 auxílios e procedimentos em missões nacionais e internacionais. A verificação visa à segurança de voo das aeronaves, da decolagem até o pouso, principalmente em condições adversas de meteorologia.

(Fotos: reprodução, Franz Mendes)

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