Cinco casos de morcegos com raiva são alerta para a Saúde
Alerta epidemiológico do Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) revela cinco casos confirmados de raiva em morcegos que servem como sinal para os cuidados da população em geral e dos serviços de saúde.
“Caso encontre algum morcego vivo ou morto em situação anormal, por exemplo, caído no chão, pendurado em janelas, cortinas, em cima da cama, à luz do dia, não toque no animal e ligue imediatamente para o Centro de Controle de Zoonoses solicitando o recolhimento”, cita a publicação.
Neste ano, de 38 morcegos recolhidos pelo CCZ, cinco positivaram para raiva. No mesmo período, 16 pessoas receberam tratamento profilático de raiva por terem mantido contato com morcegos. Nos anos de 2018 e 2019 foram seis casos positivos nesses animais, mas num universo de 472 e 612 recolhimentos, respectivamente.
O informe lembra que a raiva é uma doença que mata e que é transmita através do contato com a saliva de animal infectado. Vários mamíferos podem ser infectados, entre eles cães, gatos e humanos.
Uma das dicas para evitar a doença é controlar cães e gatos, principalmente, mantendo-os dentro de casa e sob supervisão em ambientes externos. O CCZ disponibiliza os números 2020-1786 / 2020-1785 / 2020-1794 para pedidos e denúncias.
l. (Foto: Reprodução)
Campo Grande News
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms