Em reunião com equipe da saúde, Secretário Thiago Caminha presta contas da saúde maracajuense
Na noite da última quinta-feira 14-07 em reunião com a equipe da saúde do município o Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha apresentou uma “Prestação de Contas” do primeiro semestre de 2022 e com a presença do Prefeito Marcos Calderan, anunciou novos investimentos para a saúde maracajuense.
Em uma rápida apresentação, Thiago Caminha destacou que o município segue objetivando capacitar sua equipe, visando melhorar, cada vez mais o atendimento a comunidade, por isso, investiu-se em cursos e capacitações nas áreas de saúde bucal, vigilância epidemiológica, zoonoses / endemias, matriciamento e saúde mental, imunização, socorristas, VISA / Farmácia / CRF, SINAM, PICS e Políticas Públicas LGBT+.
“Nosso objetivo é cada vez mais melhorar o atendimento para nossa comunidade, sabemos que podemos estar em um constante processo de melhora e é para isso que estamos trabalhando, visando proporcionar a nossa gente uma saúde de referência e que cada vez mais, possamos nos orgulhar.” Ressaltou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.
Thiago também ressaltou atendimentos terceirizados custeados com recursos públicos da cidade, somente de Janeiro a Junho de 2022 foram realizadas 15.323 sessões de fisioterapia, 1.609 sessões de fonoaudiologia, 7.294 exames laboratoriais, 7.242 Raio-X, 692 tomografias e 151 próteses dentárias.
Além disso, Maracaju conta com a seguinte quantidade de Médicos Cadastrados para atendimento, sendo 15 Clínicos Gerais, 02 Psiquiatras, 1 Neurologista, 2 Cardiologistas, 3 Ortopedistas, 3 Oftalmologistas, 01 Endocrinologista, 01 Cirurgião Vascular, 03 Cirurgião Geral, 01 Oncologista / Mastologista, 01 Urologista, 5 Pediatras, 03 Ginecologistas e Obstetras, 01 Anestesista – Especialidade de Dor, 01 Gastroenterologista, 01 Pneumologista, 01 Otorrinolaringologista e 01 Infectologista, somente no primeiro semestre foram registrados 29.001 atendimentos nessas áreas.
O Hospital Soriano Corrêa da Silva, atendido pelo município através de convênio foi responsável por 22.062 atendimentos.
Segundo o Prefeito Marcos Calderan este é o reflexo de um trabalho intenso que a administração municipal tem realizado de melhora na saúde pública maracajuense.
“Nosso objetivo é ampliar ainda mais os atendimentos, trazendo novos médicos especialistas, como já trouxemos nas áreas de dermatologia, reumatologia e infectologia, tudo isso, visando o bem estar de nossa comunidade. Contem com a administração municipal, afinal iremos trabalhar intensamente também para transformar nossa saúde para melhor.” Finalizou Marcos Calderan.
Outro dado divulgado foi o crescente número de “novos maracajuenses” nascidos mensalmente no Hospital de Maracaju, somente em 2021 nasceram 709 novas crianças, atingindo a média mensal de 59 crianças ao mês, já em 2022, somente no primeiro semestre, foram o total de 396 crianças, atingindo a média mensal de 66 crianças ao mês.
Atendimentos na Atenção Primária chegaram ao montante de 43.958 no primeiro semestre, CAPS realizou 2.078 atendimentos e atualmente há 40 pacientes internados em acompanhamento. Castramóvel foi responsável por castrar 532 animais, 250 cadastros recebidos e 407 chips de monitoramento a saúde animal implantados.
A Farmácia Básica realizou 63.650 atendimentos e o Laboratório Central realizou 8.332 coletas com média de 1.338 coletas ao mês, bem como, 96.743 exames foram realizados, média de 16.123 exames ao mês, obtendo ainda o excepcional desempenho de 98.25% de acertos no Programa Nacional de Controle de Qualidade.
Vacinação no semestre chegou a quantidade de 79.672 doses aplicadas.
Reportagem: Ben Hur Saloimão Teixeira
Fotos: Gessica Souza
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms