Três semanas depois de Mato Grosso do Sul descartar o primeiro caso de paciente com suspeita de infecção pela varíola dos macacos, o Estado tem novamente um caso suspeito da doença. A informação foi divulgada em boletim diário do Ministério da Saúde na última quarta-feira (29).
A publicação nacional não detalha em qual cidade está o paciente com suspeita da doença. Ao Jornal Midiamax, o secretário de estado de Saúde, Flavio Britto afirmou que o novo caso suspeito é de uma criança estrangeira que estava em viagem com os pais em Mato Grosso do Sul.
O secretário não soube informar em qual cidade do Estado está a criança, que segue em isolamento domiciliar. Exames foram coletados em Mato Grosso do Sul e encaminhados para São Paulo.
O novo caso suspeito no Estado se soma a outros 22 suspeitos em todo o Brasil. Desde o início do monitoramento da doença no Brasil até agora, há 37 dias, são 21 casos confirmados no país.
Ainda segundo as informações da sala de situação do Ministério da Saúde, foram 99 notificações da doença em todo o Brasil. Mato Grosso do Sul conta com três casos notificados da doença, destes, dois se tornaram suspeitos, sendo que um deles restou descartado em 10 de junho.
O primeiro caso suspeito da varíola dos macacos em Mato Grosso do Sul era um adolescente boliviano que procurou atendimento médico na Santa Casa de Corumbá. Ele permaneceu internado no hospital com lesões na pele, típicas da doença.
A Saúde de Corumbá informou, em 10 de junho, que os exames para a doença foram negativos e que o diagnóstico do adolescente foi de reação alérgica a um medicamento que foi prescrito na Bolívia. Ele permaneceu internado no hospital da cidade para tratar as lesões na pele.