Antes erradicado, sarampo tem surtos pelo país e um caso em investigação em MS
Foto: Arquivo/Midiamax

Doença que recebeu o certificado de erradicação, em 2016, o sarampo volta a preocupar. No estado de São Paulo, por exemplo, dezenas de casos foram confirmados na última semana, 25 deles somente na capital. Já em Campo Grande, a campanha é a peça chave para uma cidade que não registra óbitos desta enfermidade desde 2017, porém, está com um caso em investigação.

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), houve queda brusca de  desta doença no ano de 2021, sendo notificados somente 7 casos, todos descartados na capital sul-mato-grossense. No entanto, no ano anterior, foram investigados 20 casos de sarampo, sendo que 9 deles foram confirmados, entre a faixa etária de 9 meses a 53 anos.

Destes 45% positivos, apenas um menino, menor de um ano de idade, não tinha sido vacinado contra a doença. Neste ano, os dados ainda não foram disponibilizados. Desta forma, com comprovações científicas, é que a  mantém disponível as doses contra o sarampo o ano todo.

Campanha para crianças está em andamento

Neste mês, como forma de incentivar a população, o Ministério da Saúde realiza campanhas, como a que está em andamento e que destina doses exclusivamente para crianças entre seis meses e a cinco anos, além de trabalhadores da saúde.

A última campanha havia sido realizada em 2018, onde, na ocasião, foram vacinadas 44.561 crianças de 6 meses a menores de 5 anos, o que representa 93,67% do público estimado em cerca de 40 mil crianças nesta faixa-etária.

Ao comentar o assunto, o infectologista Julio Croda argumentou que a campanha da influenza e sarampo estão em andamento e que a população deve comparecer e aderir à vacinação. 

MS já teve 4 casos suspeitos de sarampo este ano, diz SES

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) informa que , no ano de 2020, registrou 40 casos suspeitos, sendo confirmado 10 casos de sarampo em Campo Grande, na faixa etária entre 9 meses a 53 anos.

No ano de 2021, foram registrados 11 casos suspeitos de sarampo no estado de Mato Grosso do Sul e todos foram descartados. Em 2022, quatro casos suspeitos foram registrados, três descartados e um está em investigação.

“É importante que a população não deixe de vacinar as crianças a partir de seis meses de idade a menores de cinco anos. No ano passado, nós tivemos uma cobertura vacinal satisfatória, com índice de 75%, mas aquém da meta 95%. Em 2020, esse índice foi de 79%”, disse ao Midiamax o titular da SES, Flávio Britto.

Neste ano, de acordo com a SES, a campanha de imunização do sarampo 2022 está focada nas crianças e naqueles profissionais de saúde que não possuem a caderneta de vacinação contra o sarampo. “Nossa recomendação é que os pais ou responsáveis levem as crianças, assim como os profissionais de saúde, procurem uma unidade de saúde e se vacinem”, finalizou Britto.

Campanha de imunização de crianças de 5 a 11 anos
Campanha de imunização de crianças. Foto: Agência Brasil/Arquivo Pessoal

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms

Deixe comentário