Boletim 452/2022 do Projeto SIGA/MS, referente à primeira semana de abril, confirma o fim da colheita da soja em todas as lavouras de Mato Grosso do Sul. A estimativa da área plantada com soja continua sendo de 3,776 milhões de hectares, se comparada à área da safra 2020/2021, que foi de 3,529 milhões de hectares, houve um aumento de 7%.

De acordo com informações da Semagro, a produtividade esperada foi revisada para 50,60 sacas por hectare, gerando uma expectativa de produção de 11,464 milhões de toneladas. Vale lembrar que neste ano foram registradas perdas acima de 60% em algumas lavouras e em outras nem foi possível colher, isso devido ao período de estiagem entre dezembro e fevereiro. Os números totais da safra serão divulgados no fim do mês.

Ainda segundo as informações, a estimativa de perda foi de 2 milhões de toneladas em decorrência de fatores climáticos. Com isso, a expetativa dos produtores agora é com a milho que teve o término do plantio confirmado pelos técnicos, com área estimada em 1,992 milhão de hectares para esse ano.

Isso representa uma retração de 12,6% em relação a área ocupada pelo milho na safra passada, que registrou 2,28 milhões/ha. A produtividade estimada é de 78,13 sacas por hectares, gerando uma expectativa de produção de 9,34 milhões de toneladas.

*Com informações da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar)

Jhonatan Xavier

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms

Deixe comentário