Abril Verde: Trabalhos de SST do Sesi ajudam a aumentar produtividade e reduzir custos nas empresas

Acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais geram anualmente milhares de ocorrências e afastamentos. Todas as empresas precisam seguir regras de saúde e segurança do trabalho (SST) para proteger seus colaboradores. Para reforçar esse cuidado coletivo, existe o Abril Verde. O mês marca a conscientização de empregadores e trabalhadores sobre a importância de manter os ambientes laborais seguros.

Em Mato Grosso do Sul, o Sesi conta com um setor especializado nessa área: é o Centro de Inovação – Sistemas de Gestão em SST. Sua função principal é auxiliar as empresas a identificarem riscos potenciais e desenvolver soluções para prevenir ou afastar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Cada empresa possui fatores de risco inerentes ao segmento econômico em que atua, por isso, a consultoria é feita de forma individualizada. Especialistas nas mais diversas áreas integram a equipe de SST do Sesi, que atende as empresas em suas necessidades específicas.

O gerente de saúde e segurança do trabalho do Sesi, Hélio Augusto Siqueira, enumera os benefícios que empresas e colaboradores podem usufruir a partir da implementação de medidas na área de SST. “Esse conjunto de ações faz com que a empresa reduza os custos envolvidos com acidentes de trabalho e, consequentemente, ganhe em aumento de produtividade. Além disso, o trabalhador conscientizado e que conta com a proteção da empresa se sente valorizado e incentivado a produzir mais e melhor”.

Se sua empresa precisa de consultoria em saúde e segurança do trabalho, conte com o apoio qualificado do Sesi. Procure uma unidade mais próxima do Sesi na sua cidade ou fale com a Central de Atendimento Sesi SST pelo WhatsApp ou telefone: (67) 3320-3425. O e-mail é sst@sesims.com.br.

Saiba mais sobre o Abril Verde

Abril foi escolhido como o mês de conscientização sobre saúde e segurança do trabalho devido a duas datas relevantes: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS); e 28 de abril, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

No Brasil, uma lei de 2005 criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado todo dia 28 de abril. Já a cor representa a segurança no ambiente de trabalho e também está relacionada aos cursos da área da Saúde.

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms

Deixe comentário