Brasileirão de 2027 começa em 27 de janeiro com pausa de 41 dias
Campeonato Brasileiro de 2027 começará em 27 de janeiro e terá uma paralisação de 41 dias por causa da Copa do Mundo Feminina, que será disputada no Brasil. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou nesta sexta-feira (9) o calendário da próxima temporada, com a última rodada da Série A marcada para 1º de dezembro.
RESUMO
A CBF divulgou nesta sexta-feira (9) o calendário de 2027. O Brasileirão começa em 27 de janeiro e termina em 1º de dezembro, com paralisação de 41 dias por causa da Copa do Mundo Feminina, no Brasil, entre 24 de junho e 25 de julho. A Copa do Brasil começa em 6 de janeiro, com 128 clubes. A Série B inicia em 20 de março, e as Séries C e D, em 4 de abril. A Supercopa Rei será em 24 de janeiro.
A competição terá todo o primeiro turno disputado no primeiro semestre. O returno ficará para a segunda metade do ano. A CBF também definiu que nenhuma rodada do Brasileirão ocorrerá durante as Datas Fifa. O calendário mantém a Série A com início ainda em janeiro, como ocorreu em 2026.
A paralisação está ligada à Copa do Mundo Feminina, prevista entre 24 de junho e 25 de julho. Durante o Mundial, não haverá partidas das Séries A e B nem da Copa do Brasil. A interrupção do Brasileirão chegará a 41 dias, período 11 dias menor que a pausa adotada para a Copa do Mundo masculina de 2026.
A temporada nacional começará antes do Brasileirão. A Copa do Brasil terá a primeira data em 6 de janeiro e encerrará o calendário em 5 de dezembro. A competição reunirá 128 clubes, com os times da Série A entrando diretamente na quinta fase. Os campeões estaduais de 2026 que não estiverem na elite começarão na segunda fase.
A Supercopa Rei será disputada em 24 de janeiro, três dias antes da abertura do Brasileirão. O jogo único reunirá os campeões da Série A e da Copa do Brasil.

Já a Série B começará em 20 de março e terá a última rodada em 27 de novembro. Os playoffs de acesso estão previstos para 23 e 27 de novembro. As copas regionais do Nordeste, Verde e Sul-Sudeste serão disputadas entre 24 de março e 13 de junho.
As Séries C e D começarão em 4 de abril. A terceira divisão terminará em 31 de outubro, enquanto a quarta divisão terá encerramento em 12 de setembro. As duas competições também serão interrompidas devido à Copa Feminina, mas entre 19 de junho e 10 de julho, durante a primeira fase do Mundial.
Segundo a CBF, 55 dos 78 locais selecionados pela Fifa como possíveis espaços para jogos ou treinamentos das seleções são usados por clubes das quatro divisões nacionais. A definição dos locais que efetivamente receberão as equipes dependerá do sorteio da fase de grupos da Copa Feminina, marcado para 11 de dezembro de 2026.
O calendário também reservou os dias 18 e 24 de novembro para possíveis remarcações de partidas adiadas e para permitir maior preparação de clubes brasileiros que disputarem finais de torneios continentais.
As duas janelas internacionais de transferências também foram definidas. A primeira ocorrerá de 4 de janeiro a 2 de março. A segunda ficará aberta entre 19 de julho e 10 de setembro.
Fonte: Campo Grande News
