Renegociação de dívidas cresce 41% e supera 14 milhões de acordos

tmpx55dxc1a

Mais de 14 milhões de renegociações de dívidas foram registradas pelo Serasa Limpa Nome entre maio e julho de 2026. O volume representa crescimento de 41% em relação ao mesmo período do ano passado.

RESUMO

O Serasa Limpa Nome registrou mais de 14 milhões de renegociações de dívidas entre maio e julho de 2026, crescimento de 41% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mais de 7 milhões de consumidores fecharam acordos, incluindo negociações do Novo Desenrola Brasil. O aumento coincidiu com desaceleração da inadimplência, que cresceu 0,2% no período, contra 0,7% em 2025.

Segundo a Serasa, mais de 7 milhões de consumidores conseguiram fechar acordos durante os três meses. O levantamento também inclui parte das negociações vinculadas ao Novo Desenrola Brasil, programa do governo federal, já que algumas empresas participantes disponibilizaram suas ofertas dentro da plataforma.

Mulher passa cartão de crédito para fazer compra no Centro de Campo Grande (Foto: Arquivo)
Mulher passa cartão de crédito para fazer compra no Centro de Campo Grande (Foto: Arquivo)

O aumento das renegociações ocorreu ao mesmo tempo em que o avanço da inadimplência perdeu força. Dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa mostram que, entre maio e julho de 2025, o índice de inadimplência cresceu 0,7%. No mesmo intervalo deste ano, a alta média foi de 0,2%.

Para a Serasa, o maior número de acordos fechados contribuiu para reduzir o ritmo de crescimento da inadimplência no País. Os dados, porém, não significam queda no número de endividados, mas uma desaceleração do avanço registrado no período.

Fonte: Campo Grande News