EUA lançam novos ataques contra o Irã após fim do acordo de paz
Os Estados Unidos lançaram novos ataques contra o Irã nesta quarta-feira, dia 08 de julho, informou o Comando Central das Forças Armadas americanas (Centcom). Explosões foram registradas nas cidades do litoral do país, segundo a imprensa iraniana.
Em nota, o Comando Central dos EUA (Centcom) informou que, “sob orientação do comandante em chefe”, as forças americanas começaram a realizar novos bombardeios para “reduzir ainda mais a capacidade do Irã de ameaçar a liberdade de navegação no Estreito de Ormuz”.
Segundo o governo americano, a operação tem como objetivo responsabilizar o Irã pela “recente agressão injustificada” contra navios comerciais e tripulações civis que navegavam pela via marítima.
Explosões foram ouvidas nas cidades de Jask, Bushehr, Bandar Abbas e Sirik, além da ilha de Abu Musa. A TV estatal do Irã disse que estilhaços de projéteis americanos atingiram um hospital na cidade de Chabahar. Não há detalhes sobre feridos.
A imprensa estatal iraniana afirmou ainda que as Forças Armadas estão prontas para lançar um ataque “massivo” contra bases militares dos Estados Unidos no Oriente Médio. O bombardeio deve começar em breve.
O ataque contra o Irã ocorreu poucas horas depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que o acordo de paz com o Irã “acabou”. Ele também ameaçou lançar novos ataques contra o país.
“Vou dar um pequeno aviso: vamos atacá-los com força esta noite”, disse Trump a jornalistas. “Se for preciso, cortaremos o sistema de energia elétrica e as estações de tratamento de água, mas não queremos isso.”
Apesar do acordo de paz anunciado em junho, Estados Unidos e Irã voltaram a trocar ataques nas últimas semanas.
Nas últimas horas, as forças americanas bombardearam alvos no sul do Irã após acusarem Teerã de atacar três navios comerciais no Estreito de Ormuz.
Sirik e Bandar Abbas foram alvos dos EUA durante os ataques de terça-feira (7).
Irã promete resposta
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, reagiu às ameaças de Trump e afirmou que o país responderá por meio de ações firmes. Em um post na rede social X, o chanceler iraniano exaltou o povo de seu país e fez um alerta.
“Dirigir-se à civilizada e corajosa nação do Irã com linguagem ofensiva não diminui sua grandeza. Os iranianos são conhecidos por sua civilidade, cultura e sólidos valores morais”, escreveu.
“Não respondemos à vulgaridade com vulgaridade, mas com ações: com coragem e grande bravura.”
A publicação foi uma resposta ao tom adotado por Trump, que chamou os líderes iranianos de “escória” e de “doidos”.
“Não quero lidar com eles, são liderados por pessoas doentes e são pessoas cruéis e violentas”, afirmou o presidente americano.
G1
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms
