Eleições 2026: fica proibido reajuste salarial de servidores a partir desta terça-feira
A partir desta terça-feira (7), os servidores públicos não poderão receber reajuste salarial. A proibição vai até o fim da campanha eleitoral. A legislação determina que, em ano de eleições, os servidores não podem receber aumento de salário. O objetivo é garantir o equilíbrio da disputa.

Na prática, a medida autoriza apenas a reposição do poder de compra, vedando aumentos reais nas remunerações. Segundo a legislação, a limitação busca preservar a igualdade de oportunidades entre candidatos, impedindo que medidas de impacto econômico sejam utilizadas para influenciar o eleitorado.

Além da vedação relacionada à remuneração no serviço público, esta terça-feira é a data-limite para os órgãos de direção nacional dos partidos políticos e das federações que pretendam participar das Eleições 2026 publicarem, no Diário Oficial da União, as normas para escolha e substituição de candidatas e candidatos, bem como para a formação de coligações, na hipótese de omissão dos estatutos partidários.

Foto:arquivo

Midiamax

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms