Projeto de lei quer criar ‘Abril Verde e Amarelo’ em defesa à propriedade privada em MS
Um projeto de lei quer instituir em Mato Grosso do Sul, o Abril Verde e Amarelo, mês dedicado às ações de conscientização sobre a importância e a legitimidade da defesa da propriedade privada.

De autoria do deputado Coronel David (PL), a proposta, caso seja aprovada, será integrada no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Segundo o texto do projeto, o Abril Verde e Amarelo pretende promover campanhas de conscientização sobre a importância da comunicação imediata, preferencialmente georreferenciada, às autoridades policiais em caso de movimentações de invasão de propriedades privadas, estimulando o uso dos canais oficiais de denúncia e o fornecimento de informações precisas que facilitem a pronta intervenção legal.

A campanha quer ainda divulgar medidas preventivas e orientações jurídicas para auxiliar os proprietários, por meio de ciclos de palestras, seminários técnico-jurídicos e materiais informativos (cartilhas) sobre gestão de crises em caso de invasões, recomendações técnicas sobre a instalação e uso eficiente de sistemas de segurança e orientação sobre a regularização da documentação da propriedade.

Assim, caso seja sancionada, a lei quer promover campanhas voltadas às propriedades, de natureza privada e pública, visando coibir a utilização de mão de obra análoga à escrava em todo território estadual.

Por fim, no texto da proposta legislativa consta a autorização do Poder Executivo a criação e manutenção de um canal de comunicação dedicado (telefone e/ou aplicativo), operado pelas forças de segurança competentes, para recebimento de denúncias para prevenção de invasões de propriedades privadas, facilitando o encaminhamento das informações, preferencialmente, ao Programa Patrulha Rural Comunitária da Polícia Militar.

O projeto de lei será analisado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

(Pedro Ernesto, Alems)

midiamax

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms