Xadrez Feminino de MS Brilha no JEBs Nacional com Dupla de Maracaju e Naviraí
De 19 a 23 de outubro, a cidade de Uberlândia (MG) foi palco da etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), e o Estado de Mato Grosso do Sul subiu ao lugar mais alto do pódio na modalidade de xadrez feminino, graças ao talento e dedicação de duas jovens atletas: Ana Beatriz Fernandes Castilho, de Maracaju, e Luiza Consalter de Oliveira, de Naviraí.
Campeãs no Módulo Prata As enxadristas, conquistaram o título em suas respectivas categorias dentro do módulo Prata. Ana Beatriz treinada pelo professor Miguel Ângelo — que também é seu pai — ela iniciou no xadrez aos seis anos, vem se destacando em competições nacionais, demonstrando maturidade estratégica e técnica apurada. Luiza, igualmente brilhante, reforçou o protagonismo sul-mato-grossense no cenário escolar nacional.
Apoio Institucional e Formação A conquista foi possível graças ao apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Maracaju, da Fundesporte e do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc). O professor Miguel destaca que o resultado é fruto de mais de 10 anos de trabalho contínuo com escolas estaduais e municipais, promovendo o xadrez como ferramenta de desenvolvimento intelectual e esportivo. Miguel também destacou a parceria e o incentivo ao esporte de pessoas como Karina Pereira de Desenvolvimento de Atividades Desportivas da Fundesporte, Paulo Ricardo diretor presidente da Fundesporte Marcelo Miranda Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura além de Marcelo Simões e também Rodrigo Miranda supervisor da modalidade de xadrez da Fundesporte

Prodesc: Incentivo ao Esporte Escolar O Prodesc é um programa do governo de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Fundesporte em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Ele oferece treinamento especializado em diversas modalidades, incluindo o xadrez, com o objetivo de fortalecer o esporte escolar e preparar alunos-atletas para competições estaduais e nacionais.
Convite à Comunidade Miguel Ângelo faz um apelo aos pais: “Levem seus filhos para conhecer o xadrez. As aulas são gratuitas em todas as escolas da rede estadual e municipal, no contraturno escolar. É uma oportunidade de desenvolver raciocínio, disciplina e concentração.”
Com dedicação, apoio institucional e paixão pelo esporte, o xadrez escolar de Mato Grosso do Sul mostra que está pronto para continuar conquistando tabuleiros por todo o Brasil.

Por: Paulo Roberto
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms
