Operação prende delegado e policiais suspeitos de envolvimento com o PCC
Na manhã desta terça-feira (17), a Polícia Federal (PF) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prenderam sete pessoas na Operação Tacitus, incluindo o delegado Fábio Baena e mais três policiais civis, com suspeita de envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Segundo o Ministério Público do Estado de São Paulo, a intenção da operação é desmontar a organização criminosa direcionada à lavagem de dinheiro e crimes contra a administração público, que configuram corrupção passiva e ativa, respectivamente.
130 policiais federais, com auxílio da Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo, cumprem oito mandados de prisão e 13 de busca de apreensão. Um dos investigados está foragido. Eles podem responder por crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva e ocultação de capitais, podendo chegar até 30 anos de reclusão.
“A investigação partiu da análise de provas que foram obtidas em diversas investigações policiais que envolveram movimentações financeiras, colaboração premiada e depoimentos. Tais elementos revelaram o modo complexo que os investigados se estruturaram para exigir propina e lavar dinheiro para suprir os interesses da organização criminosa”, explica a Polícia Federal.
Texto: Gustavo Henn
*Com informações do UOL
(Henrique Arakaki
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms