IBGE vai visitar 3,3 mil domicílios de MS para pesquisa de orçamento familiar
A pesquisa vai revelar como está o orçamento familiar brasileiro, mostrando sobre consumo, o perfil de suas despesas, e a capacidade ou não de completar o mês com os rendimentos da família. O período da coleta terá a duração de 12 meses, prevista para terminar em outubro de 2025.
O IBGE lembra que tem a obrigação de manter sigilo de todas as informações fornecidas estabelecida em lei, devendo usá-las apenas na produção de suas pesquisas. Os agentes do IBGE estarão identificados com colete e crachá funcional.
O morador poderá confirmar se a pessoa faz parte das equipes do Instituto através do telefone 0800 721 8181 ou pelo site respondendo.ibge.gov.br, informando o CPF, RG ou matrícula do entrevistador.
A POF atualiza a lista de gêneros de consumo que é referência para o cálculo do índice oficial de inflação do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Conforme o Superintendente Estadual do IBGE em MS, Mario Frazeto: “Por meio de questionários bastante detalhados, o IBGE consegue saber quanto do orçamento das famílias é destinado aos gastos com alimentos, roupas, medicamentos ou passagens de ônibus, por exemplo”.
A coordenadora estadual da pesquisa, Sylvia Oliveira, explica que com as respostas aos questionários da POF é possível entender o peso da alimentação dentro e fora de casa, o gasto com transportes em seus vários tipos, quais equipamentos e serviços são mais demandados e quais geram mais custos para as pessoas.
“Também se pode compreender quais produtos/serviços deixaram de ser consumidos e quais ganharam mais espaço na casa das pessoas, influenciando no peso que cada item tem nos gastos de uma família. Essa atualização do perfil do consumo permite ao Instituto calcular a inflação cada vez mais próxima da realidade dos brasileiros.”
Qualidade de vida será medida em profundidade inédita
A POF 2024/2025 tem dois objetivos principais: retratar o orçamento e a qualidade de vida das famílias no Brasil.
“Gosto de pensar que ela retrata o dia a dia dos brasileiros na ponta do lápis”, disse o gerente Leonardo Oliveira, que também trouxe as novidades desta edição: “Para a sétima edição da POF, teremos questões a respeito do acesso a serviços financeiros e a POF 6, relacionada à qualidade de vida, tratando de tópicos como histórico familiar, acesso à informação, pessoas com deficiência, identidade de gênero e orientação sexual”.
Dois dos questionários da POF têm novidades nesta edição que merecem destaque:
POF 4: que fala da aquisição individual dos brasileiros, tem como novidade os jogos e apostas online (BETs), assim como despesas com transporte, alimentação fora de casa, medicamentos, vestuário e aquisição de veículos.
POF 6: traz questões relacionadas à avaliação subjetiva sobre satisfação com a vida e questões ambientais, bem como a Escala de Insegurança Alimentar (EBIA), presença de pessoas com deficiência e acesso à internet para informação individual.
Foto: Henrique Arakaki
Midiamax
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms