Governo abre licitação de R$ 17 milhões para construção do aeroporto de Maracaju

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) publicou nesta quarta-feira (6) o edital de licitação para a construção do novo aeroporto de Maracaju. O projeto, orçado em R$ 17.263.108,64, prevê a implantação de uma pista de pouso e decolagem com 1.700 metros de extensão e 30 metros de largura, além de taxiway, pátio de aeronaves e um cercamento operacional que seguirá os padrões da Organização da Aviação Civil Internacional.

Atualmente, o aeródromo de Maracaju conta apenas com uma pista de grama, identificada pelas cabeceiras 01 e 19, com 800 metros de comprimento por 30 metros de largura, segundo dados do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo). A atual estrutura limita as operações aéreas, restringindo o acesso de aeronaves maiores e mais modernas, além de não oferecer os níveis de segurança e infraestrutura necessários para um crescimento econômico mais robusto da região.

Governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou o projeto no aniversário de centenário da cidade em junho (Foto: Divulgação)

Governador Eduardo Riedel (PSDB) anunciou o projeto no aniversário de centenário da cidade em junho (Foto: Divulgação)

A licitação será conduzida na forma de concorrência eletrônica sob o critério de julgamento de menor preço e com execução por empreitada por preço unitário. A abertura da disputa está agendada para o dia 9 de dezembro de 2024, às 8h30 (horário de MS), por meio da plataforma digital da Agesul. O edital e seus anexos estão disponíveis nos sites oficiais da agência e do PNCP (Portal Nacional de Contratações Públicas).

Esse novo investimento faz parte dos esforços do governo estadual em modernizar a infraestrutura de transporte aéreo, visando não apenas melhorar a conectividade da cidade de Maracaju com outras regiões, mas também atrair novos negócios, turismo e fomentar o desenvolvimento econômico local. Com uma pista de 1.700 metros, o novo aeroporto terá capacidade para receber aviões de maior porte e atender às exigências de operações comerciais e de transporte de carga, preenchendo uma lacuna de infraestrutura que há muito tempo limita a expansão logística da região.

Campo Grande News

(Imagem: Reprdoução/Governo MS)

 

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms