Federação de Futebol confirma adiamento das eleições após determinação do TJD

26iynvul5n5wc

Foto: Paulo Francis)
A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) confirmou o adiamento da eleição para a vaga de Francisco Cezário de Oliveira, presidente destituído. A organização publicou uma nota oficial nesta quarta-feira (30). A comissão eleitoral, que organiza o pleito, ainda não divulgou uma nova data.

A decisão de adiar a eleição veio do TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul). A decisão foi tomada em resposta a um mandado de garantia apresentado por Paulo Sérgio Telles, um dos candidatos à presidência da entidade. Telles, que já comandou o Cene (Clube Esportivo Nova Esperança), alegou que a Comissão Eleitoral não cumpriu os prazos estabelecidos no edital de convocação.

A tratativa determinava que as inscrições para os candidatos fossem feitas até 17 de outubro, mas a lista com os nomes dos postulantes não foi divulgada até a tarde de ontem (28). Além disso, o candidato apontou que o presidente interino, Estevão Petrallas, deveria ter se afastado do cargo para concorrer e assim, “[…] garantir a igualdade de oportunidades entre os candidatos”.

A suspensão da eleição foi decidida pelo presidente do TJD, Marcelo Carriel Honório, buscando “[…] assegurar que todas as regras da FFMS sejam seguidas, especialmente em relação aos prazos para impugnações e recursos dos candidatos”.

O tribunal, no entanto, não atendeu ao pedido de afastamento de Petrallas que também foi protocolado ao mandado de garantia, pois não há exigência no estatuto da FFMS que determine que o presidente interino precise se afastar para concorrer.

Com o adiamento, também não há a confirmação se o novo presidente eleito tomará posse no dia 25 de novembro. Vale destacar que o prazo da interinidade de Estevão Petrallas vence no dia 23 de novembro. Ele está no cargo desde maio, quando foi nomeado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Campo Grande News