Finais do Campeonato Estadual de Basquetebol de Base são um sucesso em Maracaju.

As finais do Campeonato Estadual de Basquetebol de Base, realizadas entre os dias 11 e 14 de outubro, foram um grande sucesso em Maracaju. O evento teve início com uma cerimônia de abertura que contou com a apresentação de 24 equipes participantes, divididas nas categorias Sub 14, Sub 16 e Sub 18, incluindo 12 equipes femininas e 12 masculinas.

Os clubes representados foram: Águia Negra (Rio Brilhante), Erasmo Braga (Dourados), Ativa/Cemte (Campo Grande), FUNAEL (Nova Andradina), MBC-Maracaju Basquetebol, Ponta Porã SE, PorãBask (Ponta Porã) e Neil Fioravante (Dourados).

Um destaque especial da abertura foi a partida de basquetebol em cadeira de rodas, disputada por atletas da Seleção de Mato Grosso do Sul, evidenciando a inclusão e a diversidade no esporte.

O campeonato foi promovido pela Federação de Basketball do MS e pela Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, com o apoio da FUNDESPORTE, da Câmara de Vereadores de Maracaju, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do MBC-Maracaju Basquetebol Clube.

Agradecimentos e Reconhecimentos

O Presidente da Federação de Basketball de MS, Prof. Eduardo Marques de Souza Costa (Batata), homenageou os professores Lotti (Maracaju) e Bedeu (Dourados) pelos relevantes serviços prestados ao basquetebol no estado. O Presidente do CMDCA, Conselheiro Adriano Cabral, ressaltou que os recursos destinados ao evento, através do FMDCA, foram bem utilizados para proporcionar lazer e interação social a mais de 250 atletas de 12 a 18 anos. Beto Braud, presidente da ACOPEMA, também destacou a importância da inclusão, afirmando estar honrado com a realização da partida de basquetebol em cadeira de rodas durante a abertura.

Resultados da Competição

A competição teve início em março, com a realização de jogos em diversas cidades, culminando nas finais em Maracaju. Ao todo, 36 jogos foram disputados nas categorias Sub 14, Sub 16 e Sub 18, na Arena Maracaju e no Ginásio de Esportes Louquinho.

A classificação final ficou assim definida:

  • Sub 14 Masculino: Campeão – Ativa/Cemte (Campo Grande), Vice-Campeão – Nova Andradina, 3º Lugar – Águia Negra (Rio Brilhante).
  • Sub 14 Feminino: Campeão – Erasmo Braga (Dourados), Vice-Campeão – Ponta Porã SE, 3º Lugar – Ativa/Cemte (Campo Grande).
  • Sub 16 Masculino: Campeão – PorãBask (Ponta Porã), Vice-Campeão – Águia Negra (Rio Brilhante), 3º Lugar – Erasmo Braga (Dourados).
  • Sub 16 Feminino: Campeão – Águia Negra (Rio Brilhante), Vice-Campeão – Erasmo Braga (Dourados), 3º Lugar – Nova Andradina.
  • Sub 18 Masculino: Campeão – Erasmo Braga (Dourados), Vice-Campeão – Águia Negra (Rio Brilhante), 3º Lugar – Ativa/Cemte (Campo Grande).
  • Sub 18 Feminino: Campeão – Erasmo Braga (Dourados), Vice-Campeão – Águia Negra (Rio Brilhante), 3º Lugar – Ativa/Cemte (Campo Grande).

Os atletas também foram reconhecidos por suas performances, com destaques como João Siqueira, que se destacou como cestinha geral na categoria Sub 14 Masculino.

No encerramento, a Vice-Presidente do MBC, Profª. Carolina Morais de Lima, agradeceu aos parceiros do evento e destacou a importância da colaboração entre os órgãos e a comunidade para o sucesso da competição.

Com um evento tão bem-sucedido, Maracaju se reafirma como um polo do basquetebol de base, fomentando o esporte e a inclusão social em todas as suas formas.

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms