Sebrae/MS realiza Conexão de Negócios em Dourados e pequenas empresas apresentam inovações conquistadas

Neste sábado (30), o Sebrae/MS realizou o evento “Conexão de Negócios”, das 9h às 18h30, em Dourados, reunindo empresários de diversos setores que alcançaram resultados notáveis por meio de sua participação nos ciclos de 2022 e 2023 do programa Agente Local de Inovação (ALI). As atividades aconteceram na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED), parceira da iniciativa, e atraíram aproximadamente 70 pessoas ao longo do dia.

No Conexão de Negócios, os empresários tiveram palestras e apresentação de casos de sucesso que poderão inspirar novas ações. O destaque da programação foi a feira de empresas montada para divulgação das marcas, demonstração dos produtos e dos serviços e troca de contatos entre os 14 expositores e as empresas visitantes.

De acordo com o gerente em exercício da Regional Sul do Sebrae/MS, Hitalo Silva Cunha, o evento é uma das iniciativas da instituição que busca fazer o círculo virtuoso da economia girar a partir do pequeno empresário. “A partir do momento em que o empresário melhora a sua gestão, aumenta sua competitividade e começa a ter resultados melhores, ele vai comprar mais, buscando novos fornecedores. Esses novos fornecedores vão vender mais e precisar contratar mais pessoas. Quando o fornecedor ou o pequeno empresário registrar mais funcionários, quem estava parado, sem ter como sustentar a família, agora estará empregado e vai gastar mais no comércio local. O Sebrae acredita que o crescimento do pequeno negócio é um grande propulsor para gerar desenvolvimento local, que é a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse.

Para o diretor institucional da ACED, Aurélio Rolim Rocha, a parceria entre as entidades é positiva, porque eventos como o Conexão de Negócios estimulam a inovação junto aos pequenos empresários. “Com isso estamos fazendo um grande processo de desenvolvimento através da disseminação do conhecimento. O Sebrae e a ACED, estão se antecipando aos desafios do futuro e levando para os nossos empresários as possibilidades de inovação, o que consequentemente faz com que a nossa cidade possa cada vez mais se desenvolver”, afirmou o diretor.

O programa ALI disponibiliza duas modalidades de atendimento distintas: Produtividade e Transformação Digital. O ALI Produtividade tem como objetivo auxiliar os empreendedores a identificar e sugerir soluções para os maiores desafios enfrentados em seus negócios. Por sua vez, o ALI Transformação Digital busca incentivar a maturidade digital das empresas, promovendo a adoção de processos inovadores e ferramentas digitais.

Na região de Dourados, muitos participantes conseguem fazer as duas linhas do ALI consecutivamente, complementando o aprendizado e dobrando a duração de tempo do auxílio especializado recebido dos agentes locais de inovação, que é de seis meses para cada ciclo. Foi assim que aconteceu com os sócios da Mardan Seguros, Márcio Oliveira Barbosa e Daniel Gonçalves da Silva.

No ALI Produtividade, durante o diagnóstico em conjunto com o agente, eles perceberam que, apesar de sentirem que estava tudo bem, foi identificado que era preciso melhorar na fase de execução dos processos. Foi um gargalo que conseguiram minimizar e destacam como uma das principais melhorias alcançadas.

“O ALI Produtividade possibilitou uma segmentação de carteira da nossa corretora. Tínhamos a necessidade em mente, que era de um seguro específico para responsabilidade civil, voltado para médicos, advogados e demais profissionais liberais, mas julgávamos que teríamos que contratar um profissional. Conversando com a agente sobre isso, fizemos um planejamento e contratamos o acesso a uma plataforma, por meio da qual o profissional nos auxilia na contratação daquele tipo de seguro de uma maneira mais técnica. Então, dessa forma, conseguimos oferecer um atendimento mais personalizado, onde a gente atua em um nicho específico”, exemplificou Márcio Oliveira Barbosa.

Enquanto participantes do ALI Transformação Digital, eles puderam tornar suas publicações nas redes sociais mais significativas e também tiveram a alternativa de mudar de software para cadastro de clientes no sistema CRM (Customer Relationship Management) ao encontrar um em que eles poderiam aproveitar melhor as funcionalidades oferecidas, o que impactou no relacionamento com quem já havia comprado seguro ou poderia vir a adquirir futuramente. Atualmente, a Mardan Seguros está nos meses finais do ALI Transformação Digital.

Por atuar há 11 anos, a loja de roupas, calçados e acessórios JB Country não teve como escapar das dificuldades enfrentadas na pandemia. À frente da empresa mais diretamente nos últimos sete anos, a proprietária Evelin Galiphe, entrou no ALI, no ano passado, interessada em superar essa fase desfavorável e aproveitou para fazer as duas modalidades.

“Como a loja veio do meu pai, não tínhamos sistema para dar baixa no que foi vendido, por exemplo, era no papel. Então atualizamos toda essa parte de gestão. Para as redes sociais, eu aprendi a usar programas para agendar as publicações e assim ganhar tempo e ter as redes mais ativas. Eu carrego até hoje muitas coisas que aprendi com as duas agentes que me acompanharam. As ferramentas que testamos e depois implementamos vieram muito a calhar. Como eu faço a parte financeira, ajudo a atender nas vendas, faço as compras e ainda produzo para as redes sociais, com as ferramentas digitais eu ganhei muito em economia de tempo e organização”, contou a empresária.

Além de possibilitar que as pessoas conheçam o ALI e os resultados do programa nas empresas participantes, o evento teve como característica oportunizar a geração de conexões entre os expositores, e dos expositores com empreendedores que estão começando seus negócios e com empresários visitantes que podem se transformar em aliados.

A contribuição do evento para o compartilhamento de expertise se deu em quatro atividades no período vespertino, intituladas “Indicadores e Prototipagem: guia de inovação para empresários”, “Transformação digital na prática: aprenda com quem fez”, “Qual a importância da marca para o negócio?” e “Além do Marketing Digital”.

Já a feira de empresas teve as seguintes participantes: Infinity, Ecoseg, Avila + Duart Arquitetura, Sentinela, Ping Tecnologia e Segurança, MT Informática e Limp Solar, i9 Brasil Solar, Óticas Gaby, inFlux, Mardan Seguros, Sant’Aromas, Nonna Noemia Pizzeria, Brasil do Bem e Zanir Furtado.

Resultados do ALI

Desde 2018, o programa ALI tem desempenhado um papel vital no apoio aos pequenos negócios em Mato Grosso do Sul, ajudando-os a melhorar a produtividade e aumentar a renda. Até o momento, mais de 15 mil empresas foram beneficiadas pela iniciativa. No ciclo de 2023, 35 agentes especializados ofereceram consultorias nas áreas de Transformação Digital e Produtividade. Um total de 850 empresas de 12 municípios do estado se beneficiaram desse acompanhamento.

Mais informações aos empreendedores podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Assessoria de Imprensa Sebrae MS

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