IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta semana o quarto balanço parcial da coleta do Censo Demográfico 2022 e admitiu que atraso na coleta dos dados deve finalizar a pesquisa nacional somente em janeiro de 2023. No País, desde o início da operação, cerca de 78,7% da coleta total foi realizada.

No Estado, o órgão ainda não recenseou 655.306 pessoas. Ao todo, já foi coletada informação de 2.184.694 moradores, o que corresponde a 76,91% da estimativa estadual. Os dados foram compilados do dia 1° de agosto a 5 de dezembro. Dos 79 municípios, 21 cidades estão próximas de finalizar.

Em nove municípios, a população já superou a estimativa: Costa Rica, Sete Quedas, Novo Horizonte do Sul, Figueirão, Inocência, Chapadão do Sul, Selvíria, Taquarussu e Fátima do Sul. Os 12 restantes estão com mais de 90% da população recenseada.

Mato Grosso do Sul está com o décimo menor desempenho entre as Unidades da Federação. O Estado conta com 1.095 recenseadores trabalhando na coleta.

Por Guilherme Correia

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms