Produção industrial cai 0,7% em setembro, com foco no setor alimentício, segundo IBGE

Agência Naia

Quando comparada com o mesmo período do ano passado, houve alta de 0,4%, mas no acumulado do ano o recuo é de 1,1% e nos 12 meses de 2,3%

Dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que 21 dos 26 ramos industriais pesquisados apresentaram queda. O setor está 2,4% abaixo do patamar pré-pandemia em fevereiro de 2020 e 18,7% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Entre as atividades, a maior influência negativa ocorreu na indústria de produtos alimentícios (2,9%), seguida do setor da metalurgia (7,6%) e coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (2,6%), setor de bebidas (4,6%) e produtos de madeira (8,8%).

Quanto ao setor alimentício, houve dois meses consecutivos de queda na produção, somando recuo de 6,1%. Nos três meses anteriores aos dois recuos, a atividade no setor registrou avanço de 6,7% de forma acumulada.

Os principais produtos responsáveis pela queda, foram: derivados de soja, açúcar e carnes de aves.

Principais demandas e desafios no setor de alimentos no Brasil

Guipack, empresa especialista em embalagens, inclusive para o setor alimentício, apresenta os principais pontos a serem considerados na otimização da logística de armazenamento.

Cuidados no transporte de mercadorias

O transporte é um dos processos mais importantes para a cadeia logística no setor de alimentos. Cada tipo de alimento demanda embalagem específica para a proteção e conservação dos produtos.

Algumas embalagens são imprescindíveis como utilização de filme stretch, lona plástica, plástico bolha, entre outras, para a conservação das matérias-primas e itens durante o transporte e manuseio.

Análise ECRS

Para processos fluidos é necessária análise crítica minuciosa de todas as etapas. A ECRS (Eliminar-Combinar-Reorganizar-Simplificar) é uma ferramenta utilizada para realizar análises detalhadas de processos produtivos, com foco em melhorar as atividades.

  • Eliminar – essa etapa é responsável por eliminar operações desnecessárias à operação;
  • Combinar – relaciona operações semelhantes;
  • Reduzir – reduz o tempo das operações/tarefas;
  • Simplificar – torna as tarefas mais simples.

Boas práticas de fabricação (BPF)

Medidas de Boas Práticas de Fabricação (BPF) são adotadas nas indústrias do setor alimentício com a finalidade de garantir a qualidade de acordo com a regulamentação técnica.

As BFPs podem ser definidas como um grupo de princípios e regras para o manuseio correto dos alimentos desde a matéria-prima até a distribuição.

Automação de processos

Para a armazenagem segura, a automação de processos é um recurso imprescindível que oferece importantes vantagens, como: aumento da produtividade, mais qualidade, redução de custos, monitoramento remoto, vantagem competitiva no mercado, entre outras.

A automação nas indústrias é um recurso fundamental que ajuda na melhor tomada de decisões e monitoramento de resultados em diversas áreas: acompanhamento de tarefas, inspeção de produtos, leitura de lote e validade, controle de embalagens, verificação de nível ou lacre de tampas e frascos, entre outras.

São muitos os desafios para este e os demais setores industriais e o mais importante para essas empresas atualmente é rever a gestão, processos e mais do que sobreviver, expandir no mercado.

Assessoria

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms