Junho Violeta: Prefeitura de Maracaju reforça ações de conscientização contra violência ao idoso
Nesta quarta-feira (15), no Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, estará acontecendo uma roda de conversa no Conviver, a partir das 14 horas, para discutir o papel importante das famílias em proteger e atender bem os idosos.
Para a Secretária de Assistência Social de Maracaju, Leiza Karen Barbosa, essas campanhas de conscientização são importantes, assim como qualquer atividade que reforce isso, mas os cuidados devem constantes. “Muitas vezes, os casos de violência contra à pessoa idosa acontecem dentro de casa, não somente em casos de agressões físicas. Há casos de agressões psicológicas, financeiras, que são tão graves quanto. Por isso, as famílias precisam estar vigilantes, e denunciar qualquer tipo de violência”, enfatiza Leiza.
As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, ou pela procura direta nos CRAS e no CREAS. “Havendo denúncias, as equipes especializadas vão até à residência para dar o suporte necessário e o devido encaminhamento dos casos. Dependendo, alguns casos são até encaminados ao Ministério Público”, reforçou a Secretária.
O Município mantém projetos especiais como o de Fortalecimento de Vínculos via CRAS, para que as famílias consigam identificar casos de violência, mas também, casos de depressão na pessoa idosa, problemas de saúde, ou qualquer outra vulnerabilidade.
“Além disso, é importante estar vigilante à carência da pessoa pessoa. Muitos isosos são carentes de carinho, de atenção, e é papel das famílias observar essas carências e evitar problemas futuros”, destacou Leiza Barbosa.
Ações
Até o final deste mês, a Secretaria Municipal de Assistência Social estará realizando outras ações como parte da Campanha de Conscientização e de combate à Violência a pessoa idosa. No dia 23, próxima quinta-feira, haverá outra roda de conversa no CRAS da Vila Margarida, para conscientização das famílias.
O grupo do CRAS que trabalha semanalmente com serviços de fortalecimento de vínculos, chamado de Construindo Memórias, recebe, em média, 50 idosos.
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms