Polícia Civil prende cinco suspeitos durante operação “Desarme” em Maracaju
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), prendeu cinco pessoas durante ações realizadas nos dias 12 e 13 de agosto, em Maracaju, no âmbito da 2ª edição da operação “Desarme”, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A ação contou com o apoio da Delegacia de Maracaju e teve como objetivo combater o tráfico de drogas, a atuação de organizações criminosas e a circulação ilícita de armas de fogo no município. Durante as investigações, foram identificados suspeitos de integrar uma estrutura criminosa envolvida com o tráfico de drogas, no município.
Conforme os elementos reunidos até o momento, o grupo teria divisão de funções relacionadas ao armazenamento e à distribuição de entorpecentes, arrecadação de valores e repasse de informações. Um dos investigados foi abordado e admitiu que armazenava drogas para o grupo, realizava entregas em diferentes pontos de comercialização e recolhia valores provenientes das vendas.
Com o suspeito, os policiais apreenderam 67 porções de pasta-base de cocaína, totalizando aproximadamente 670 gramas, além de dinheiro em espécie. A partir das informações obtidas, as equipes localizaram outros quatro suspeitos.
Em um dos endereços foram apreendidas porções de maconha e R$ 1.328,00 em espécie. Com outra investigada, foram encontrados R$ 86,00 e um aparelho celular. Diversos telefones celulares também foram apreendidos e serão analisados no decorrer das investigações.
Um homem foi localizado na residência de um dos presos enquanto mantinha uma chamada telefônica com um indivíduo apontado pela investigação como integrante da liderança da organização criminosa. Conforme apurado, durante a ligação teria ocorrido uma ameaça dirigida a um familiar de um dos envolvidos.
Investigado morre após confronto
O aprofundamento das investigações levou os policiais civis a identificar F.R.O.P. como uma das principais lideranças do grupo criminoso. Conforme os elementos reunidos até o momento, ele seria responsável por coordenar atividades relacionadas ao tráfico de drogas e teria ameaçado pessoas com o objetivo de obrigá-las a comercializar entorpecentes vinculados à organização.
Na manhã desta quinta-feira (13), equipes da DENAR localizaram este indivíduo quando ele deixava um imóvel em uma caminhonete. Segundo o relato policial, durante a abordagem, F.R.O.P. teria efetuado disparos de arma de fogo contra os policiais, que reagiram. O investigado foi atingido e morreu no local.

A área foi preservada e os órgãos competentes foram acionados para a realização dos trabalhos periciais e demais procedimentos necessários à apuração das circunstâncias da intervenção policial. As investigações indicam, ainda, que o grupo estaria envolvido em uma disputa territorial pelo controle de pontos de tráfico de drogas em Maracaju.
Prisões e continuidade das investigações
Os cinco presos foram autuados em flagrante, pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa. A Polícia Civil também representou pela conversão das prisões em flagrante em prisões preventivas.
As investigações continuam com o objetivo de identificar outros integrantes da organização criminosa, possíveis fornecedores, pontos de comercialização e o fluxo financeiro relacionado às atividades ilícitas.
Denúncias para a DENAR podem ser enviadas pelos telefones: (67) 99995-6105 (WhatsApp) e (67) 3345-0000.
