TSE antecipa audiência e define regras para divulgação dos resultados das Eleições 2026
O Tribunal Superior Eleitoral cumpriu na última segunda-feira (6) a audiência pública com entidades interessadas em divulgar os resultados das Eleições Gerais de 2026. O encontro, que podia ser realizado até esta sexta-feira (10), antecipou a definição do modelo de distribuição e dos padrões tecnológicos e de segurança exigidos para a transmissão dos dados oficiais.

A reunião foi online e contou com 140 participantes de mais de 20 instituições, entre veículos de comunicação e empresas de tecnologia. O objetivo foi alinhar os protocolos para que as plataformas privadas consumam os dados da totalização de votos sem comprometer a estabilidade digital no dia do pleito.

Principais definições

Durante o evento, o TSE reforçou duas diretrizes centrais para os parceiros:

*Gratuidade dos dados: as empresas não podem majorar o preço de serviços comerciais sob o pretexto de fornecer os dados da apuração, que são públicos e gratuitos.

O tribunal também detalhou o modelo de distribuição dos resultados, que seguirá com envio em tempo real via webservice, assinatura digital em cada boletim de urna e canais de contingência para garantir a continuidade em caso de instabilidade.

Próximos passos

Para testar a adaptação dos sistemas, o TSE vai promover uma bateria de simulados que reproduzirão o fluxo de apuração de 0% a 100% dos resultados.

Ainda segundo o TSE, a agenda oficial dos testes será divulgada em breve.

Com a audiência concluída, a Justiça Eleitoral entra na contagem regressiva para a eleição. A inserção dos parâmetros oficiais no Data Center do TSE está marcada para 3 de outubro, um sábado.

No domingo, 4 de outubro, ocorre o 1º turno. A abertura das urnas acontece pela manhã e a totalização dos votos tem início às 17h.

Midiamax

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms