2ª Companhia de Polícia Militar de Rio Brilhante realiza capacitação do efetivo para uso da TASER, arma de choque de menor potencial ofensivo

A 2ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar, sediada em Rio Brilhante, realizou nos dias 22 e 24 de junho de 2026 uma importante instrução de capacitação destinada ao efetivo policial militar da unidade, voltada à habilitação para utilização da TASER X2, equipamento de menor potencial ofensivo amplamente empregado em ações policiais modernas.

A capacitação teve como principal finalidade preparar os policiais militares para o uso correto, técnico e seguro do equipamento, ampliando a capacidade operacional das equipes no atendimento de ocorrências em que seja necessária uma intervenção rápida e eficiente, sempre priorizando a preservação da vida e a redução do uso progressivo da força letal.

Popularmente conhecida como “arma de choque”, a TASER X2 é um dispositivo eletrônico de incapacitação neuromuscular que atua por meio da emissão controlada de pulsos elétricos, capazes de interromper temporariamente os comandos musculares voluntários de uma pessoa em situação de agressividade ou resistência. Sua utilização representa uma importante alternativa operacional, permitindo a contenção de indivíduos com menor risco de lesões graves tanto para o cidadão quanto para o policial militar.

A instrução foi ministrada por policiais militares integrantes da Força Tática do 15º Batalhão de Polícia Militar, que repassaram conhecimentos teóricos e práticos acerca do funcionamento do equipamento, protocolos de segurança, técnicas de emprego operacional, aspectos legais e recomendações específicas para o manuseio seguro e eficiente da ferramenta.

De acordo com o Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Nelson Vieira Tolotti, esse processo de capacitação continuará sendo expandido para toda a área de atuação do batalhão. Segundo ele, “as instruções continuarão sendo levadas às demais frações da unidade, visando capacitar continuamente nosso efetivo policial militar, garantindo que nossos profissionais estejam cada vez mais preparados para atuar com técnica, segurança, profissionalismo e responsabilidade, utilizando ferramentas modernas que priorizam a preservação da vida e a prestação de um serviço de excelência à sociedade sul-mato-grossense.”

A iniciativa reforça o compromisso permanente da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul com a valorização profissional, o aperfeiçoamento técnico do efetivo e a constante modernização dos recursos empregados na atividade policial ostensiva.

Conte sempre com o 15º BPM!

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms