Campo Grande recebe R$ 10,57 milhões no primeiro repasse do FPM de junho
Campo Grande receberá R$ 10.572.720,78 no primeiro repasse de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), consolidando-se como o município com a maior parcela dos recursos destinados a Mato Grosso do Sul.
O depósito será realizado nesta quarta-feira (10) e integra a primeira das três parcelas mensais repassadas pela União aos municípios brasileiros. Ao todo, os 79 municípios sul-mato-grossenses serão contemplados com recursos do fundo.
De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o primeiro decêndio de junho apresentou crescimento de 13,42% em comparação ao mesmo período de 2025, refletindo uma elevação na arrecadação que compõe a base de cálculo do FPM.
Os valores divulgados já são líquidos, ou seja, passaram pelos descontos obrigatórios destinados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), à Saúde e ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Importância do FPM
O Fundo de Participação dos Municípios é uma das principais fontes de receita para as prefeituras brasileiras, especialmente para cidades de pequeno e médio porte. Os recursos são transferidos pela União e podem ser utilizados em diversas áreas da administração pública, contribuindo para a manutenção de serviços essenciais e investimentos municipais.
O cálculo do valor destinado a cada município leva em consideração critérios como o número de habitantes e a renda per capita de cada estado. Os dados utilizados para a distribuição são fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em Mato Grosso do Sul, Campo Grande lidera a lista dos municípios que recebem os maiores repasses em razão de sua condição de capital e do maior contingente populacional do Estado.
Por: Paulo Roberto
Foto; Helder Carvalho
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms
