Mais de 300 pessoas na abertura da 29ª edição do Showtec

E foi dada a largada! A Fundação MS realizou na manhã desta terça-feira (19), a abertura oficial da 29ª edição do Showtec, o maior evento agro de Mato Grosso do Sul. A cerimônia de abertura foi realizada na Arena reunindo várias autoridades entre o Governador Eduardo Riedel, o presidente do Sistema OCB-MS, Celso Ramos Régis, o diretor da Famasul, Fábio Caminha, o Secretário de Estado da Semadesc, Artur Falcette, o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, o presidente da Câmara Municipal, Rener Barbosa, demais secretários de estado, municipais, vereadores e representantes de entidades e instituições.

Foram mais de 300 pessoas prestigiando a cerimônia, incluindo também a presença da imprensa regional e estadual, e veículos nacionais como o Canal do Boi, Notícias Agrícolas, Agro Brasil TV, Revista Rural e outras.

Durante a abertura, foi realizada uma homenagem ao ex-diretor-executivo da Fundação MS, Alex Melotto, que esteve no cargo por mais de 13 anos e deixou a instituição para assumir um papel importante na Secretaria Adjunta da Semadesc. A homenagem foi uma forma de prestigiar e valorizar o trabalho exercido com muito empenho e dedicação por Melotto.

O presidente da Fundação MS, Daniel Franco, ressaltou o cenário de dificuldade do agronegócio, porém exaltou o trabalho técnico, a gestão e a coragem do produtor de enfrentar as adversidades e se manter firme da atividade agrícola. “ Precisamos destacar, sobretudo, o papel da Fundação no desenvolvimento da pesquisa de qualidade que gera informação importante e de auxílio para o produtor na tomada de decisão. E o Showtec é uma grande oportunidade para se ampliar e difundir ainda mais tecnologia e inovação no agro ”, defendeu Franco.

O Governador Eduardo Riedel citou as potencialidades do Mato Grosso do Sul e o diferencial em sustentabilidade, diversificação e capacidade de produção com excelência, o que torna o estado uma grande expertise no desenvolvimento social e econômico, mesmo em meio à um cenário desafiador no agro. “ É por meio da pujança no agronegócio que o Mato Grosso do Sul conquistou espaços econômicos importantes no país. Nós temos capacidade de inserir cada vez mais tecnologia nos sistemas produtivos e oferecer para o mercado emprego, oportunidades, e energia sustentável. Temos competência para transformar dificuldades em desenvolvimento e por isso devemos seguir em frente sem desanimar. O Showtec é prova desse potencial e dessa competência que temos ”, frisou Riedel.

Palestras

No período da tarde foram realizadas as primeiras palestras técnicas com o tema: Do Solo à Produtividade, Caminhos para o sucesso com a PhD Ieda Mendes da Embrapa Cerrados falando sobre a Saúde do Solo, o Dr. Silvino Moreira da Universidade Federal de Lavras (UFLA), abordando sobre a Química do Solo e Gestão Nutricional e com o Dr. Moacir Tuzzin de Moraes da Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), destacando o a Física do Solo e como construir o armazenamento de água no solo, com o moderador Dr. Douglas Gitti, Pesquisador da Fundação MS.

Serviço

Evento : Showtec 2026

Edição : 29ª edição

Quando : 19, 20 e 21 de maio

Onde : Fundação MS/ Maracaju – Centro Oeste de Mato Grosso do Sul

Horário : Das 8h às 18h – Gratuito

Realização : Fundação MS

Assessoria de Comunicação Showtec 2026

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms