Candidato do Partido Socialista, António José Seguro é eleito presidente de Portugal
António José Seguro tornou-se hoje o presidente da República eleito com o maior número de votos dos últimos 50 anos de democracia em Portugal, ao ultrapassar a marca registrada por Mário Soares em 1991, quando o então presidente obteve 3.459.521 votos.

No segundo turno das eleições presidenciais deste domingo, o ex-secretário-geral do Partido Socialista alcançou 3.477.717 votos, mesmo antes da apuração final, ainda pendente em 21 freguesias e oito consulados, conforme dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.

Até então, o recorde pertencia a Mário Soares, que em sua reeleição, em 1991, somou 3.459.521 votos, em um universo de pouco mais de oito milhões de eleitores, além de ter atingido a maior porcentagem já registrada, de 70,35%.

Mesmo com votos ainda em apuração, Seguro superava 66% dos votos válidos, enquanto o líder do Chega ultrapassava os 33%.

Esta foi a 11ª vez que os portugueses foram às urnas para escolher o presidente da República desde a redemocratização, em 1976.

O atual presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, eleito em 2016, encerra seu mandato em março de 2026.

Desde 1976, Portugal teve como presidentes António Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio, Aníbal Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa. [Com informações da Agência Lusa

(Foto: Agência Lusa)

Midiamax

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms