Em Mato Grosso do Sul, 12.849 pessoas já concluíram o curso teórico de direção pelo novo aplicativo CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do Brasil até a última sexta-feira (9). Outros 15.465 sul-mato-grossenses já iniciaram as aulas pela internet, totalizando 28.314 pessoas no Estado tirando a habilitação pelo novo modelo.
Além disso, 1.903 pessoas ingressaram no curso de formação de instrutores do Ministério do Transporte desde a entrada em vigor das novas regras da CNH, em dezembro. No total, o Estado tem 2.806 instrutores de trânsito, que podem optar por atuar como autônomos ou vinculados a autoescolas.
Os dados foram enviados pelo Ministério dos Transportes ao Jornal Midiamax nesta segunda-feira (12).
Antes, era obrigatório fazer as aulas teóricas em uma autoescola. Agora, todo o curso é ofertado de graça pela internet, mas as provas seguem no modelo tradicional. Quem preferir, ainda pode procurar as autoescolas para dar entrada no processo e participar de aulas presenciais.
Já as aulas práticas, agora também podem ser ministrada por instrutores autônomos, além daqueles contratados por autoescolas. Todos os 2,8 mil instrutores de trânsito cadastrados em MS podem atuar como autônomos, contratados ou ambos. A carga horária obrigatória foi reduzida para apenas duas horas.
Os exames teóricos e práticos continuam sendo realizados pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS). Se o candidato for reprovado na primeira prova, tem direito ao primeiro reteste de graça.
Para iniciar o processo da CNH pelo site do Ministério dos Transportes, é necessário apenas possuir CPF, ter pelo menos 18 anos, saber ler e escrever e possuir documento de identificação. Clique aqui para acessar.
(Foto: Madu Livramento )
Midiamax
