CNH facilitada atrai 4,2 mil sul-mato-grossenses em dois dias
(Foto: Arquivo/Juliano Almeida)
O programa que oferta facilidade na obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), lançado nesta semana pelo governo federal, atraiu 4.221 sul-mato-grossenses em dois dias, que iniciaram o processo de obtenção da carteira de habilitação pelo aplicativo, segundo balanço do Ministério dos Transportes divulgado nesta sexta-feira (12).
O objetivo da iniciativa é simplificar etapas, oferecer curso teórico gratuito e ampliar o acesso à CNH em todo o país. Todos os estados e o Distrito Federal registraram acessos à plataforma, liderados por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
O programa permite que o candidato abra o requerimento pelo celular e realize o curso teórico em textos, vídeos, podcasts e simulados. O acompanhamento de todas as etapas até os exames presenciais pode ser feito pelo aplicativo. Segundo o ministro Renan Filho, o volume de acessos comprova que o modelo anterior era restritivo e inacessível para a maioria dos brasileiros.
As mudanças incluem a retirada da obrigatoriedade da autoescola, estímulo à renovação automática para condutores sem infrações, uso da CNH digital sem necessidade da versão impressa e redução de até 40% nos custos dos exames médico e psicotécnico.
As aulas práticas passam a ter duas horas-aula, ante 20 horas anteriormente, e o candidato pode escolher entre autoescolas, instrutores autônomos ou preparações personalizadas.
Segundo a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), 20 milhões de brasileiros dirigem sem CNH e outros 30 milhões têm idade para obter o documento, mas não iniciam o processo devido à burocracia e ao custo.
Em Mato Grosso do Sul, de 2021 até hoje, foram identificados 68.328 motoristas dirigindo sem CNH, segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Campo Grande News
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms
