Operação no PR e MS prende quadrilha que movimentava 1,5 tonelada de droga por mês

As Polícias Civil e Militar do Paraná prenderam 25 pessoas apontadas por movimentar 1,5 tonelada de droga por mês, durante dois anos. A ação aconteceu em cidades do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Ao todo foram cumpridos 54 de busca domiciliar e apreensão de ecstasy e maconha, balanças de precisão e celulares, que serão periciados na continuidade da investigação.

22 pessoas foram presas em cumprimento a mandados judiciais e três em flagrante, conforme a polícia paranaense. Também foram executados mandados de bloqueio de diversas contas bancárias e de sequestro de quatro imóveis vinculados à organização.

Ainda de acordo com a polícia, a investigação iniciou há cerca de dois anos e revelou a estrutura do grupo criminoso com atuação concentrada em Maringá, Loanda e Campinas, especialmente no tráfico interestadual e na lavagem de dinheiro.

“A organização movimentava um alto volume de entorpecentes, enviando de 100 a 150 quilos de drogas por dia para São Paulo, especialmente para a cidade Campinas. Ela obtinha faturamento milionário com a venda ilícita”, disse o delegado Leandro Roque Munin.

A droga era embalada em malas e entregue a pessoas responsáveis pelo transporte, principalmente via ônibus. A organização criminosa utilizava estabelecimentos comerciais em Maringá, como lojas de veículos e tabacarias, para realizar a lavagem do dinheiro oriundo destas operações.

Durante o curso da investigação, ao menos nove pessoas foram presas, incluindo um dos líderes do grupo, que foi capturado no Paraguai graças a uma ação conjunta entre PCPR, PMPR, Polícia Federal e Polícia do Paraguai.

Outras prisões aconteceram em dezembro de 2023, quando os policiais localizaram um centro de distribuição de drogas em Maringá. Na ocasião, duas pessoas foram presas em flagrante com grande quantidade de entorpecentes, malas e bolsas para o transporte de drogas e balanças de precisão para pesar as drogas. Mais três flagrantes foram registrados em rodovias do Paraná: dois na cidade de Bandeirantes e um em Cambará.

Midamax

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms