Riedel pede licença para “percorrer” a Ásia em busca de investimentos
O governador Eduardo Riedel (PSDB) encaminhou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul um ofício solicitando autorização para se ausentar do país entre os dias 4 e 16 de agosto. No período, Riedel embarcará em uma viagem internacional por três países asiáticos: Índia, Japão e Singapura com o objetivo de apresentar as potencialidades econômicas do estado e ampliar as relações comerciais com grandes conglomerados e investidores da região.
No documento, o governador informa que acompanhará comitivas governamentais e empresariais em agendas estratégicas para atração de investimentos e a abertura de mercados internacionais para os produtos sul-mato-grossenses, especialmente no setor agroindustrial. Durante sua ausência, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PSD), assumirá interinamente o comando do Executivo.
A viagem começa por Mumbai, na Índia, onde Riedel deve se reunir com empresas como a ACG, da área farmacêutica, UPL Fertilizantes, e conglomerados industriais como Tata Group, Aditya Birla (especializado em alimentos) e Mahindra, fabricante de máquinas agrícolas. Também está prevista uma audiência com o governador do Estado de Maharashtra e participação no Fórum LIDE, evento internacional que reúne líderes empresariais e políticos.
No Japão, a delegação de Mato Grosso do Sul participará de atividades relacionadas à Expo Osaka 2025 e terá encontros com importantes representantes da indústria japonesa, como a Keidanren (Confederação Nacional da Indústria), e os grupos Sumitomo e Mitsui, ambos com histórico de investimentos no setor do agronegócio.
A última etapa do tour será em Singapura, onde Riedel se reunirá com o ministro do Comércio, Alvin Tan, e visitará instituições como a RGE, holding que controla a Bracell (empresa com operações no estado), além da MTAS (Associação dos Importadores de Proteína Animal), e os fundos soberanos Temasek e GIC. Também estão previstas reuniões com representantes da Enterprise Singapore, agência de promoção de exportações do país.
De acordo com o governo estadual, a missão internacional tem caráter estratégico e busca consolidar a imagem de Mato Grosso do Sul como um polo de desenvolvimento econômico e sustentável. A intenção é atrair novos investimentos para áreas como agricultura, biotecnologia, indústria de base florestal e infraestrutura, além de fortalecer laços com parceiros comerciais asiáticos.
(Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Campo Grande News
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms
