Polícia faz ‘caça’ a detento que fugiu de presídio na fronteira de Mato Grosso do Sul
O preso Jackson Diego Cavalcante fugiu na manhã desta quarta-feira (18), do presídio Ricardo Brandão em Ponta Porã, a 346 quilômetros de Campo Grande, o que desencadeou uma intensa mobilização policial. Tiros foram ouvidos, e diversas viaturas da Polícia Militar, da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Penal foram mobilizadas para o local.

As buscas por Jackson estão concentradas em uma mata próxima ao presídio, onde ele pode estar escondido. Jackson é considerado de alta periculosidade, com passagens por feminicídio, homicídio e tentativa de homicídio. Moradores da região reclamam da insegurança causada pela presença do presídio em uma área densamente povoada.

Recentemente, o prefeito Eduardo Campos (PSDB) anunciou a construção de um novo presídio e a desativação do Ricardo Brandão.

Em nota a Agepen disse está apurando rigorosamente as circunstâncias da fuga do interno Jacson Diego Cavalcante e que o não possui vínculos com facções criminosas.

Ainda segundo órgão, Corregedoria já instaurou sindicância para apurar os fatos e responsabilidades. O caso também é acompanhado pela Diretoria-Geral da Polícia Penal.

Confira a nota da Agepen:

“A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) está apurando rigorosamente as circunstâncias da fuga do interno Jacson Diego Cavalcante, ocorrida na manhã desta quarta-feira (18.6), por volta das 9h, na Unidade Penal Ricardo Brandão, localizada em Ponta Porã.

O detento, que responde pelos crimes de homicídio e tentativa de feminicídio, não possui vínculos com facções criminosas, conforme registros da administração penitenciária. A fuga ocorreu pelo muro da unidade penal. Um disparo de alerta foi efetuado pelo policial penal de plantão na torre de vigilância, entretanto, uma motocicleta o aguardava nas proximidades, auxiliando na fuga.

A Corregedoria da Agepen já instaurou sindicância para apurar os fatos e responsabilidades. O caso também é acompanho pela Diretoria-Geral da Polícia Penal. As forças policiais estão mobilizadas de forma integrada e seguem em buscas intensivas pelo foragido.

Importante pontuar que um novo muro de proteção será construído no presídio de Ponta Porã. A execução da obra está sob responsabilidade da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), com abertura de licitação prevista para o início de julho.

Além disso, cabe destacar que está prevista a construção de uma nova unidade prisional masculina, com capacidade para até 408 internos, no mesmo município, com o objetivo de substituir a atual estrutura. O projeto integra um conjunto de quatro novas unidades prisionais a serem construídas no estado, com financiamento de recursos federais e contrapartida estadual.

A Agepen reafirma seu compromisso com a segurança pública e a constante melhoria das condições estruturais e operacionais do sistema penitenciário estadual.”

Midiamax

(Foto: Reprodução, Fala Povo)

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms