Seminário no Sindicato Rural vai debater a ratificação da faixa de fronteira

O Sindicato Rural de Dourados recebe nesta sexta-feira (28/3), a partir das 7h30, seminário sobre a Ratificação dos imóveis em faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul. O evento acontece durante toda a manhã e a entrada é gratuita.
Serão realizadas palestras como forma de informar as pessoas que precisam realizar esse recadastramento.
Conforme a programação, às 8h, será realizada a composição da Mesa e logo em seguida, às 8h30, palestra ‘O papel da Agraer e os impactos da ratificação da faixa de fronteira sobre imóveis rurais’, com o engenheiro agrimensor, Jair Bocato.
Mais tarde, às 9h, o desembargador do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Luiz Tadeu Barbosa Silva, fala sobre os reflexos relacionados à ratificação da faixa. Mais tarde, assessora jurídica da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Giovana Zampieri Omena traz explicações sobre o tema.
Às 10h, o vice-presidente do RIB (Registro de Imóveis do Brasil), Rafael Cabral da Costa fala sobre a função dos cartórios na regularização dos imóveis e a partir das 10h30 tem início o debate sobre o assunto.
O que é?
A ratificação dos imóveis em faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul é uma determinação do Governo Federal e tem por objetivo, confirmar o domínio da União sobre a faixa de fronteira, garantir a posse de proprietários de boa-fé e validar direitos adquiridos anteriormente junto aos Estados.
Todos os proprietários de imóveis dentro da faixa de 150 km que possuam Títulos Primitivos emitidos pelos Estados devem realizar a ratificação, independentemente do tamanho da propriedade.
Caso o processo não seja realizado e a situação regularizada, os imóveis podem vir a ser incorporados ao patrimônio da União.
Em Mato Grosso do Sul, são pelo menos 32 mil imóveis em 41 municípios. (Com informações da Semadesc)
Foto arquivo
Dourados News
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms