Em MS, empresas de serviços seguem entre as campeãs de reclamações no Procon

As empresas de telefonia continuam entre as campeãs de reclamação dos consumidores de Mato Grosso do Sul.

No Procon Campo Grande, o ranking é liderado pelas concessionárias de água e esgoto, energia elétrica e, também, as empresas de telefonia.

Entre as infrações mais contabilizadas estão corte de serviços, aumento de tarifas, fidelização de linha telefônica e registro de consumos excessivos.

Esses casos somam 58,62% das reivindicações e, ao todo, 14.010 reclamações foram feitas no Procon MS em 2024.

O que as empresas devem fazer?

Para não serem alvo de reclamações, as empresas precisam respeitar vários deveres previstos no CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Entre as determinações, está a disponibilização de “informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços”.

Isso inclui listar dados relacionados à quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, além dos eventuais riscos inerentes a esta aquisição.

Respeitar essa normativa evita divergências e assegura transparência na relação de consumo. Já o cliente precisa ficar atento a esses detalhes para evitar frustrações.

Quando se trata da situação campeã de reclamações, os casos de cobrança ou contestação de valores, as partes são chamadas a esclarecer em que ponto divergem. Ou seja, a empresa e o cliente são acionados após o registro da reclamação.

Assim, o Procon atua para buscar equilibrar essa relação de consumo, por meio de um acordo.

Resolução das reclamações

De acordo com o Procon Campo Grande, a dinâmica de rapidez e resolutividade das demandas tem sido em média de 70%.

“Um fator importante que garante a celeridade das resoluções é que no prédio do Procon há um representante da concessionária Águas Guariroba e um totem de telefonia para agilizar o atendimento ao público e consequentemente a resolução do problema”, explica o órgão.

Já no órgão estadual, quando o consumidor registra seu caso, seja pela internet ou de forma presencial, o Procon MS trata a questão por meio de CIP (Carta de Informações Preliminares) ou em uma audiência de conciliação.

A carta envolve a adesão da empresa, e de seu compromisso em encontrar uma solução em até 10 dias.

Já a audiência pode levar até 60 dias, sendo as partes notificadas para fechar um acordo, com a intermediação de um conciliador.

Como registrar uma reclamação

Consumidores que se sentirem lesados em relações de compra ou consumo podem procurar o Procon Municipal de Campo Grande, que está localizado na Avenida Afonso Pena, 3128, no Centro da cidade.

O telefone para contato é 156, opção 2.

Também é possível buscar ajuda e orientação no Procon MS, pelos seguintes canais:

Site www.procon.ms.gov.br

Denúncias pelo telefone 151

Midiamax

(Foto: banco de imagens Freepik).

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