As empresas de telefonia continuam entre as campeãs de reclamação dos consumidores de Mato Grosso do Sul.
No Procon Campo Grande, o ranking é liderado pelas concessionárias de água e esgoto, energia elétrica e, também, as empresas de telefonia.
Entre as infrações mais contabilizadas estão corte de serviços, aumento de tarifas, fidelização de linha telefônica e registro de consumos excessivos.
Esses casos somam 58,62% das reivindicações e, ao todo, 14.010 reclamações foram feitas no Procon MS em 2024.
O que as empresas devem fazer?
Para não serem alvo de reclamações, as empresas precisam respeitar vários deveres previstos no CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Entre as determinações, está a disponibilização de “informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços”.
Isso inclui listar dados relacionados à quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, além dos eventuais riscos inerentes a esta aquisição.
Respeitar essa normativa evita divergências e assegura transparência na relação de consumo. Já o cliente precisa ficar atento a esses detalhes para evitar frustrações.
Quando se trata da situação campeã de reclamações, os casos de cobrança ou contestação de valores, as partes são chamadas a esclarecer em que ponto divergem. Ou seja, a empresa e o cliente são acionados após o registro da reclamação.
Assim, o Procon atua para buscar equilibrar essa relação de consumo, por meio de um acordo.
Resolução das reclamações
De acordo com o Procon Campo Grande, a dinâmica de rapidez e resolutividade das demandas tem sido em média de 70%.
“Um fator importante que garante a celeridade das resoluções é que no prédio do Procon há um representante da concessionária Águas Guariroba e um totem de telefonia para agilizar o atendimento ao público e consequentemente a resolução do problema”, explica o órgão.
Já no órgão estadual, quando o consumidor registra seu caso, seja pela internet ou de forma presencial, o Procon MS trata a questão por meio de CIP (Carta de Informações Preliminares) ou em uma audiência de conciliação.
A carta envolve a adesão da empresa, e de seu compromisso em encontrar uma solução em até 10 dias.
Já a audiência pode levar até 60 dias, sendo as partes notificadas para fechar um acordo, com a intermediação de um conciliador.
Como registrar uma reclamação
Consumidores que se sentirem lesados em relações de compra ou consumo podem procurar o Procon Municipal de Campo Grande, que está localizado na Avenida Afonso Pena, 3128, no Centro da cidade.
O telefone para contato é 156, opção 2.
Também é possível buscar ajuda e orientação no Procon MS, pelos seguintes canais:
Site www.procon.ms.gov.br
Denúncias pelo telefone 151
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(Foto: banco de imagens Freepik).