MS lidera projeção de crescimento econômico no Brasil em 2025
Mato Grosso do Sul é o estado com maior projeção de crescimento econômico no Brasil em 2025, segundo o Banco do Brasil. O PIB (Produto Interno Bruto) estadual deve crescer 4,2%, quase o dobro da média nacional, estimada em 2,2%.
Os dados fazem parte da Resenha Econômica Regional do Banco do Brasil, que analisa cenários para o próximo ano, tanto em nível nacional, regional e estadual. A informação foi destacada pelo secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, em suas redes sociais neste domingo (5).
Ele atribui o desempenho a políticas de equilíbrio fiscal e desenvolvimento sustentável. “Mato Grosso do Sul destaca-se não apenas pelos números, mas também por sua política de desenvolvimento fortemente planejada, baseada no equilíbrio fiscal, na sustentabilidade no agronegócio e alinhada às diretrizes da nova indústria brasileira. Esses pilares têm consolidado o estado como uma referência no cenário econômico nacional”, disse VerrucK
Projeção econômica para todos os estados brasileiros; MS aparece com projeção de 4,2% (Imagem: Brasil em Mapas)
Importante mencionar que Mato Grosso do Sul tem atraído cada vez mais indústrias internacionais. Em dezembro do ano passado, foi inaugurada oficialmente em Ribas do Rio Pardo, a 98 km de Campo Grande, a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, construída pela Suzano.
Além da expansão da celulose e biocombustíveis prevista para 2025, a produção de laranja e fábricas de suco devem reforçar a economia regional. Conforme noticiado anteriormente, Verruck destacou que, desde 2015, Mato Grosso do Sul atraiu R$ 84 bilhões em investimentos, com quase R$ 44 bilhões projetados somente em 2024.
Cenário nacional – Além de Mato Grosso do Sul, o Rio Grande do Sul também se destaca, com projeção de crescimento de 4,0% para 2025. No Centro-Oeste, Goiás (3,7%) e Mato Grosso (3,3%) aparecem entre os estados com maior crescimento, impulsionados pelo agronegócio e atividades industriais.
Por outro lado, estados como Pernambuco (1,4%) e Sergipe (1,4%) apresentam projeções mais modestas. Das 27 unidades federativas, 19 superam ou igualam a média nacional, enquanto sete ficam abaixo.
Entre os componentes do PIB, o destaque é para a Agropecuária, com crescimento previsto de 5,3%. A Indústria e os Serviços devem crescer 1,7% cada.
Campo Grande News
(Fotos: Divulgação)
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms