Eleitores podem votar mesmo sem biometria cadastrada
De acordo com a TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mesmo sem as impressões digitais registradas, é possível se identificar, na hora de votar, utilizando um documento oficial com foto.
De acordo com a Justiça Eleitoral, mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, em todo país . Em Mato Grosso do Sul são 2 milhões de pessoas.
A adesão ao sistema biométrico tem sido significativa, mas ainda há uma parcela da população que votará sem essa identificação. Portanto, não é obrigatório ter a biometria coletada para votar. Desde que o eleitor esteja com o título regular, basta apresentar um documento oficial com foto aos mesários para votar nas Eleições 2024.
O 1º turno do pleito será no dia 6 de outubro. Já o 2º turno – que em Mato Grosso do Sul pode acontecer apenas em Campo Grande, está marcado para o dia 27 de outubro. O horário de votação nos dois turnos é das 8h às 17h (horário de Brasília).
Confira a lista de documentos aceitos na hora da votação:
- Carteira de identidade;
- Identidade social;
- Passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Certificado de reservista;
- Carteira de trabalho;
- Carteira nacional de habilitação.
Atenção: Certidão de nascimento ou de casamento não serão aceitos como prova de identidade no momento da votação.
e-Título
Já para que você possa se identificar pelo e-Título, o seu perfil no aplicativo precisa vir com foto, o que só ocorre mediante o cadastramento biométrico prévio na Justiça Eleitoral.
Caso a fotografia não apareça na versão digital, será necessário levar também um documento oficial com foto na hora de votar.
Cadastro eleitoral reabre em novembro
De acordo com o TSE, o cadastro biométrico, que é gratuito, será reaberto em novembro. O prazo para realizar a coleta da biometria em 2024 encerrou-se no dia 8 de maio, com o fechamento do cadastro eleitoral.
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms