Com fortes investimentos na educação, Maracaju sobe no IDEB e chega a 5.4 pontos.
Foto: Divulgação
A educação pública maracajuense segue se destacando, prova disso, foi a ampliação da nota avaliativa para os anos iniciais de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental.
Na avaliação do ano de 2021, Maracaju obteve a nota 4.8, já na avaliação de 2023, alcançou a nota de 5.4 pontos, representando um positivo incremento de 0.6 pontos.
De acordo com o Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, somente com a educação é possível transformar uma sociedade, estando satisfeito com o resultado, entretanto, destacou que ainda há um longo caminho a ser buscado.
“Queremos ampliar ainda mais este resultado, entretanto, trata-se já de uma boa notícia, fruto das sementes que foram plantadas, onde ocorreram expressivos investimentos em estrutura e treinamentos, tratando-se do maior investimento da história da educação maracajuense, alcançamos o montante de 60 milhões.” Destacou Marcos Calderan ao “Maracaju em Foco”.
Escola Municipal João Pedro Fernandes, reformada e ampliada, gerou novas vagas para Maracaju – Foto: Divulgação
O Prefeito ainda destacou que somente nesses anos, contando com a entrega da Escola Irma de Lima Matos e as ampliações com novas salas em praticamente todas as Unidades de Ensino do município, Maracaju gerou 3.100 novas vagas, atendendo assim o expressivo crescimento da cidade.
Entrega de notebooks aos professores, auxiliando no preparo das aulas – Foto: Divulgação
Também foram realizados investimentos na aquisição de mobiliários, lousas digitais, equipamentos e utensílios, melhorando a prestação de serviços aos alunos, consequentemente aos seus pais em todas as esferas do ensino, bem como, buscou-se realizar capacitações continuadas com professores, coordenadores e diretores, sempre contando com o apoio do Conselho Municipal de Educação e outros parceiros.
Reativação da Escola Agrícola, ensino em tempo integral para estudantes do município – Foto: Divulgação
Kits de Materiais Escolares, auxílio aos estudantes e apoio aos pais que economizam na compra de materiais escolares – Foto: Divulgação
O que é o Ideb
O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), do MEC (Ministério da Educação), é um indicador de qualidade dos ensinos fundamental e médio, abrangendo as redes pública e privada.
De modo geral, podemos afirmar que o Ideb mostra em que medida os estudantes estão aprendendo e passando de ano. Faz isso numa escala simples, de 0 a 10.
Embora a escala do Ideb replique a das notas escolares, para facilitar o entendimento pela sociedade, não se pode compará-las. Uma nota 6 para um estudante é mediana (ou abaixo da média, se a escola adota como mínimo para aprovação a nota 7). Para uma escola ou rede, é uma pontuação muito boa.
O Ideb é resultado do cruzamento do desempenho (Prova Brasil e Aneb) com o rendimento escolar (aprovação).
É importante perceber que os componentes do Ideb estão entrelaçados. A variação de um afeta o peso do outro.
Para atingir patamares elevados na escala do Ideb, portanto, é preciso aumentar tanto o número de estudantes com notas boas quanto o de alunos aprovados. Em outras palavras, garantir aprendizagem e fluxo.
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms
