EUA: Kamala Harris oficializa sua candidatura à presidência pelo Partido Democrata

A vice-presidente americana, Kamala Harris, formalizou, no início da noite deste domingo, 21 de julho, pelo horário de Brasília, a candidatura à presidência dos Estados Unidos.

A campanha “Harris para Presidente” protocolou à Comissão Federal Eleitoral um registro em que confirma que Harris deixa de ser postulante a um novo mandato como vice-presidente e agora busca ocupar o topo da chapa democrata.

A medida é um dos passos necessários para permitir que os recursos arrecadados pelo presidente Joe Biden possam ser transferidos para Harris.

A vice-presidente agora tentará obter a nomeação pelo Partido Democrata na Convenção Nacional, em Chicago, no mês que vem, após Biden ter desistido da reeleição.

Entenda

O presidente Joe Biden desistiu da candidatura à presidência dos Estados Unidos, após semanas de pressão dos democratas para ele abandonar a disputa contra Donald Trump.

Em meio a dúvidas crescentes sobre sua saúde e aptidão mental, Biden, de 81 anos, anunciou a decisão neste domingo, 21, e apoiou a vice-presidente Kamala Harris como substituta na chapa. A eleição ocorrerá em 5 de novembro.

Kamala Harris. Foto: Reprodução/Rede Social. Kamala Harris. Foto: Reprodução/Rede Social.

Em carta divulgada nas redes sociais, Biden diz que tinha a intenção de continuar candidato, mas que considerou o melhor para o partido e o país.

 

“Acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu me retire e me concentre exclusivamente no cumprimento dos meus deveres como presidente durante o resto do meu mandato”, escreve.

No pronunciamento, Biden se concentra em defender o legado do seu governo.

“Nos últimos três anos e meio, nós fizemos um grande avanço na nossa nação”, começa a carta. “Hoje, os Estados Unidos têm a economia mais forte do mundo. Fizemos investimentos históricos em reconstruir a nossa nação”, diz em seguida.

Ele também agradeceu a Kamala Harris de ter continuado com ele até o final e expressou apoio a ela como substituta.

“Eu gostaria de agradecer a vice-presidente Kamala Harris por ter sido uma parceira extraordinária em todo esse trabalho”, acrescentou.

 

Terra Notícias com Estadão.

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms