Entrada de turistas internacionais no Brasil cresce 10,2% em fevereiro

Por Ministério do Turismo
Fevereiro de 2024 teve o terceiro maior registro de entradas de turistas internacionais no Brasil de todos os tempos. Foram 833.306 visitantes do exterior, um crescimento de 10,2% em comparação a 2023, quando entraram no país 755.842 turistas. Os dados são da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e Polícia Federal (PF).
O Ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatiza que, além do trabalho para ampliar e diversificar a conectividade aérea para o Brasil, o MTur tem investido fortemente na melhoria da imagem brasileira para o mundo. “O Brasil mudou e o mundo está ansioso em conhecer esse novo país, que, além de belezas naturais, cultura, história e gastronomia diferenciada, vem melhorando o ambiente interno, com sólidas políticas econômicas, sociais e sustentáveis. É isso que temos trabalhado nas inúmeras feiras internacionais que fazemos questão de participar e o resultado já vem se traduzindo em números, como os que vimos em fevereiro”, reforçou Sabino.
Na série histórica, o número de visitantes internacionais em fevereiro de 2024 foi o terceiro maior já registrado, inferior apenas ao do mesmo mês de 2018, 868 mil, e de 2017, 863 mil. As informações completas, com números por estado, país de origem e modal de transporte utilizado para entrar no país estão disponíveis no Painel de Dados da Embratur.
“Os números demonstram como as nossas estratégias têm gerado o resultado esperado: apostamos na ampliação da conectividade aérea com os nossos vizinhos, e a chegada de turistas tem crescido na mesma proporção. Na França, trabalhamos muito a imagem do Brasil que retomou o compromisso com a democracia e a sustentabilidade. Se antes eles nem queriam ouvir falar do Brasil, agora os números são uma resposta muito positiva desse interesse crescente em conhecer esse novo Brasil”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O efeito da crise econômica na Argentina também causa reflexo no Chile, que por sua vez tem atuado para compensar a queda da chegada de argentinos com o crescimento de brasileiros. Lá, o recuo na chegada de argentinos, no acumulado de janeiro e fevereiro, foi de 5,1%. Já o aumento na chegada de brasileiros está na ordem de 70%. Na última quarta, Marcelo Freixo, o embaixador do Chile no Brasil, Sebástian Depolo Cabrera, e representantes da companhia aérea chilena Sky Airline anunciaram novos voos ligando a capital, Santiago, a Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA).
As novas rotas passarão a operar entre junho e julho próximos, e prometem aumentar o fluxo de chilenos. Em outras duas ações de aproximação, a Agência trouxe comunicadores chilenos para conhecerem e divulgarem por lá os destinos brasileiros. Em maio de 2023, dois profissionais do país integraram um grupo de jornalistas da América Latina que visitaram Brasília e Goiás. E neste Carnaval, a Agência trouxe mais dois comunicadores para conhecer a folia em Belo Horizonte e os municípios mineiros de Ouro Preto e Brumadinho (Inhotim).
A Embratur tem atuado de forma estratégica na reconstrução da imagem do Brasil na França e na reconexão entre os operadores de turismo dos dois países. Em 2023, por exemplo, retomou a participação na principal feira de turismo do país, a TOP Resa, evento em que a Embratur não participou durante os quatro anos do governo passado. A Agência também garantiu presença na feira de turismo de luxo ILTM de Cannes, em dezembro, e realizou a Galeria Visit Brasil em Paris, em outubro.
Antes, em julho, Embratur e Sebrae promoveram uma press trip com cinco jornalistas franceses na Serra da Capivara (PI). Em fevereiro, trouxe outros cinco jornalistas de diferentes veículos do mesmo país para conhecer o Carnaval do Rio de Janeiro.
Outros mercados – Além de Chile e França, houve crescimento na chegada de turistas dos principais países emissores para o Brasil, como os Estados Unidos, com 68.655, aumento de 12,9%; o Paraguai, com 51.802 (20,8%); Uruguai, com 47.460 (20,8%); e Portugal, com 22.892 visitantes (20,5%).
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