A cinco dias do prazo final, “Voucher Transportador” passa de 5 mil inscrições

Faltando apenas cinco dias para o encerramento das inscrições, o programa inovador “Voucher Transportador” tem despertado um grande interesse entre os sul-mato-grossenses em busca de qualificação profissional na área de transporte. Lançado pelo Governo do Estado como parte do plano “MS Qualifica”, o programa já registrou mais de 5 mil inscrições em 7 cidades contempladas, superando as expectativas iniciais.

O programa surge como uma resposta direta à crescente demanda do setor de transportes, que tem vagas disponíveis para motoristas, porém, carece de profissionais qualificados para ocupar essas posições cruciais. Através dessa iniciativa pioneira, os participantes têm a oportunidade não apenas de se qualificarem como motoristas de carga e ônibus, mas também de adicionarem as categorias “D” e “E” em suas habilitações, tudo isso sem qualquer custo.

A Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) é encarregada pela administração do programa, em colaboração com o Sest Senat e Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS). O sucesso da iniciativa já é evidente no número de inscrições. Até o momento, 3.420 inscrições foram realizadas para Campo Grande, 791 para Três Lagoas, 473 para Dourados, 182 para Ribas do Rio Pardo, além de 172 para Corumbá, 117 para Chapadão do Sul e 45 para São Gabriel do Oeste.

As inscrições, que começaram no dia 7 de agosto, têm prazo final marcado para o dia 22 do mesmo mês. Após o encerramento, a seleção dos participantes será realizada, com previsão de anúncio dos resultados até o final de agosto. Os selecionados iniciarão o curso de qualificação em setembro, visando prepará-los adequadamente para as oportunidades no mercado de transporte.

O governador Eduardo Riedel destacou a importância do programa no contexto da inclusão social e geração de empregos. “Nosso objetivo é não deixar nenhum sul-mato-grossense para trás. Por isso vamos promover a inclusão destas pessoas que estão à margem do processo, para gerar novos empregos e assim melhorar a renda da população. Isso passa pela qualificação profissional”, frisou.

Nesta primeira etapa do programa, foram disponibilizadas 660 vagas de qualificação, distribuídas entre as cidades participantes. A capital, Campo Grande, lidera com 410 vagas, seguida por Três Lagoas com 100 vagas, Dourados com 40, Ribas do Rio Pardo com 50 e Corumbá, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste, cada uma com 20 vagas. No próximo ano, está prevista a abertura de mais 340 vagas, expandindo ainda mais as oportunidades para a população.

Com o encerramento das inscrições se aproximando, a expectativa é que o programa “Voucher Transportador” se torne um marco na promoção de inclusão, capacitação e geração de empregos no estado do Mato Grosso do Sul. Para aqueles interessados em aproveitar essa chance única, as inscrições podem ser realizadas diretamente no site do Sest Senat.

(Foto: Henrique Kawaminami)

Campo Grande News

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms