Inverno não será rigoroso, e terá mais chuva
Por Aline dos Santos

O Inverno, que começa em 21 de junho, deve apresentar temperaturas e índice de chuvas acima da média histórica em Mato Grosso do Sul. Conforme estudo do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o cenário para o próximo trimestre é por influência do fenômeno conhecido por El Niño, que consiste no aquecimento das águas do Oceano Pacífico.

A média histórica de chuvas para os meses de junho, julho e agosto, período de Inverno no Hemisfério Sul, varia entre 100 e 200 milímetros em Mato Grosso do Sul, com maior incidência na Região Sul (200 a 300 milímetros) e um pouco menos na Região Norte (50 a 100 milímetros).
Sob efeito do El Niño, esse padrão deve ser ligeiramente alterado com uma maior distribuição de chuvas em todo Estado. “O que favorece a agricultura, sobretudo as lavouras de milho que precisam de água nessa época para completar o ciclo de amadurecimento das espigas”, afirma o secretário executivo de Desenvolvimento Sustentável da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta.
Já a média histórica das temperaturas para o trimestre varia entre 17ºC na Região Sul e  até 22°C na Região Norte. Portanto, o fenômeno El Niño também pode mexer nos termômetros para cima, embora os técnicos do Cemtec lembrem que existem outras componentes que determinam as condições gerais do clima.

Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional

Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms