No “Dia da Luta Antimanicomial”, Prefeitura de Maracaju destaca ações do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.
A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público destacar as ações realizadas pelo CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, especialmente nesta data de 18-05, quando se refere ao “Dia da Luta Antimanicomial”.
Conforme o Secretário de Saúde Thiago Olegário Caminha, na atual gestão, saúde mental é tratada com seriedade e ações efetivas.
nvolvendo Médica Psiquiatra, Psicólogos, enfermeiros e servidores em geral, focados em apoiar aquelas pessoas que sofrem com algum problema referente a saúde mental, temos que destacar que, infelizmente, desde a pandemia, notamos um crescimento de casos, por isso, sempre destacamos que é importante buscar ajuda e contar com o apoio de nossa equipe.” Afirmou Thiago Olegário Caminha.
O Secretário ainda afirmou que a parceria da Prefeitura com a bancada federal, está garantindo a construção da sede própria do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, estrutura essa, projetada especialmente para atender a demanda maracajuense.
Nesta quinta-feira (18) é o Dia da Luta Antimanicomial, e integrantes do CAPS estão fazendo uma exposição com os trabalhos realizados pelos pacientes, através das oficinas sobre orientação da Artesã Aparecida Nascimento.
Estiveram prestigiando a exposição, a equipe da Eklesia Comunidade Terapêutica de Acolhimento e CREAS.
Os profissionais do CAPS envolvidos em todo o processo Dra. Cassiana Ouriques, Enfermeira Elisângela e Assistente Social Elenir Nascimento e as psicologas Priscila Florentino e Jéssica Oliveira.
Movimento da Luta Antimanicomial
O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.
O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que deixar seu lugar de cidadãos.
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms