No “Agosto Dourado”, Prefeitura de Maracaju reforça a importância do Aleitamento Materno
Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome, contribui para a melhora nutricional, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, diminui os riscos de infecções e alergias, além de provocar um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.
O leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência do bebê a doenças, por isso é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimento até os seis meses. Especialistas, no entanto, sugerem que ele deve continuar até os dois anos ou mais, ou seja, não há limite de idade para a amamentação.
“Essa campanha é fundamental, afinal precisamos conscientizar as mães sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento dos bebês, inclusive, proporcionando uma vida adulta mais saudável e resistente á diversas enfermidades. Maracaju tem uma ampla estrutura para atender as mães e saber mais sobre este tema é de grande importância para as mães e também profissionais da saúde, estando todos aptos e focados no desenvolvimento de nossas futuras gerações.” Explicou Thiago Caminha, Secretário Municipal de Saúde.
Sobre o “Agosto Dourado”
A importância da amamentação para o pleno desenvolvimento das crianças é tema da campanha Agosto Dourado, criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
Principais Benefícios da Amamentação
Para o bebê: Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
Para a mãe: amamentar ajuda na redução do sangramento pós-parto; contração e volta do tamanho uterino; redução de chances de doenças como câncer de mama, diabetes e doenças cardiovasculares, além de contribuir para o emagrecimento.
Para a família: Melhor saúde e nutrição resultam em melhor ambiente psicossocial e bem-estar, economia de tempo na obtenção e preparo de alimentos alternativos, temperatura ideal, não precisa ser armazenado, economia que pode ser revertida em outros benefícios para família como, por exemplo, menor gasto com cuidados médicos.
Com informações da Agência Brasil
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms