Profissionais da Secretaria de Saúde de Maracaju participam de Congresso Internacional em Saúde Mental
A idealização desse Congresso vem de articulações entre ouvidores, familiares, profissionais de saúde, professores, da IMHCN (International Mental Health Collaboration Network), INTERVOICE (Movimento Mundial dos Ouvidores de Vozes, e do CENAT (Centro Educacional Novas Abordagens Terapêuticas).
O Congresso contou com a participação de profissionais brasileiros renomados, além de referências internacionais no tema, como Paul Baker, da Inglaterra e Olga Runciman, da Dinamarca.
Para a equipe de Maracaju que participou do evento, a experiência foi importante para se reconhecer o papel desses profissionais no atendimento especializado à pacientes que sofrem ou enfrentam problemas psicológicos. Também, uma forma de reconhecer o quanto este assunto merece atenção da Rede de Saúde.
Outro detalhe discutido é o da importância de se oferecer espaços adequados para que o paciente adoecido psicologicamente possa falar de si em primeira pessoa e que o profissional acolha este paciente de maneira aberta, respeitando as particularidades.
O Secretário Municipal de Saúde, Thiago Caminha, destacou que esta gestão não mede esforços para promover a educação permanente em saúde para todos os profissionais e, nesta área da saúde mental, “é imprescindível que a rede esteja cada vez mais preparada para atuar de maneira coerente e humanizada”.
Siga nossa página no Instagram: instagram.com/plantaoregional
Siga nossa página no Facebook: fb.com/plantaoregionalms